TRABALHO DE INTERVENÇÃO PESQUISA PROBLEMATIZAÇÃO
Por: Francinário Souza • 14/5/2019 • Trabalho acadêmico • 411 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
TRABALHO DE INTERVENÇÃO
PESQUISA
- PROBLEMATIZAÇÃO
Partindo-se da necessidade de estimular o desenvolvimento na primeira infância e da ausência de programas nacionais com este objetivo, o Governo Federal lançou em 2016 o Programa Criança Feliz, contando com a cooperação de estados e municípios.
O Programa Criança Feliz foi um reconhecimento a importância da política da primeira infância e consolidou intersetorialmente e interinstitucionalmente os serviços da proteção, cuidados e educação direcionados aos participantes do Programa Bolsa Família.
Segundo dados do IBGE, em pesquisa realizada recentemente, entre os anos de 2016 e 2018, o Criança feliz estava presente em mais de 2.672 municípios brasileiros e tem acolhido mais de 275 mil crianças e 37 mil gestantes em todo território.
Focado diretamente no desenvolvimento infantil de forma integral, o Criança Feliz oferece apoio a gestantes, crianças de até 3 anos e até 6 anos com algum tipo de deficiência, onde as famílias beneficiadas são orientadas por profissionais capacitados sobre as melhores formas de estimular o desenvolvimento dos filhos.
O programa Criança Feliz vem sendo desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, Estados e Municípios que visam quebrar a transmissão dos índices de violência pobreza, abandono e melhorar a escolaridade infantil.
- HIPÓTESE
- Investir na primeira infância constitui uma estratégia política da mais alta relevância, com resultados, em curto, médio e longo prazo, para além da história individual de cada criança, contribuir para mudar os rumos do nosso país.
- OBJETIVOS
- Geral
- Promover o desenvolvimento humano, dando apoio e acompanhamento no desenvolvimento integral da criança, desde a gestação aos 6 anos de idade, oferecendo o suporte necessário a família e fortalecendo ações de políticas públicas voltadas para o enfrentamento da pobreza com redução do risco de vulnerabilidade e desigualdade social.
- Específicos
- Utilizar o desenvolvimento da primeira infância como ferramenta efetiva para melhorar no longo prazo a saúde e a educação das populações futuras, interrompendo a transmissão intergeracional da pobreza e melhorando o crescimento econômico no mundo em desenvolvimento;
- Projetar programas melhores e mais rentáveis que auxiliem os governos, as comunidades e as famílias a maximizar o potencial de suas crianças e reduzir as desigualdades.
- REFERENCIAL TEÓRICO
- Link: http://mds.gov.br/assuntos/crianca-feliz
- Programa Criança Feliz. A Intersetorialidade no Programa Criança Feliz. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Social, 2017(a).
- A Participação do SUAS no Programa Criança Feliz. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Social, 2017(b).
- Plano Nacional pela Primeira Infância http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/PPNI-resumido.pdf
...