A CRIMINALIDADE EM BARRA MANSA
Por: Larissa Wilson • 28/8/2019 • Resenha • 635 Palavras (3 Páginas) • 582 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS GRADUAÇÃO
Resenha Crítica de Caso
Larissa de Albuquerque Wilson
Trabalho da disciplina de Criminologia
Tutor: Prof. Paulo Jorge Fleury
Maceió
2019
A CRIMINALIDADE EM BARRA MANSA
Referência:
MENDES, Cristiane. Falta de iluminação em via preocupa moradores de distrito de Barra Mansa, Maio, 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2015/05/falta-de-iluminacao-em-preocupa-moradores-de-distrito-de-barra-mansa.html. Acesso em: 22 de agosto de 2019.
O caso exposto traz à tona a criminalidade no município da Barra Mansa, no Rio de Janeiro, mais precisamente no Distrito de Santa Rita de Cássia, que sofre com a falta de iluminação nas vias públicas. O problema foi divulgado através de matéria jornalística publicada pelo site da Globo, no ano de 2015, que relata o medo e a insegurança dos moradores do Distrito em transitar durante a noite nas ruas em decorrência da total escuridão promovida pela falta de luz, tornando as ruas um ambiente propício a ações criminosas.
De acordo com a matéria, além do descaso com a iluminação pública, as vias não apresentam asfalto, a vegetação na lateral encontra-se bastante alta, gerando uma insegurança maior. Segundo o relato de uma moradora, fica impossível sair de casa quando chove porque a rua vira barro puro.
O descaso do poder público é visível e a população do Distrito de Santa Rita de Cássia se sente abandonada e a amedrontada com essa situação de insegurança.
Assim, tendo em vista os estudos de Criminologia, onde dentre suas teorias procura abordar o fenômeno do crime, não apenas do ponto de vista jurídico, mas principalmente a partir de uma abordagem macrossociológica, observa-se que a Teoria Ecológica, que relaciona o crime aos ambientes e suas formas de ocupação e organização, se encaixa no caso exposto.
De acordo com a Teoria Ecológica, da Escola de Chicago, a cidade submete o indivíduo a estímulos. O descaso no Distrito Santa Rita de Cássia torna a população insegura e frágil às frustrações e perdas.
A cidade de Barra Funda apesar de possuir um grande centro comercial, possui em suas adjacências pequenas aglomerações que não possuem acesso a tal desenvolvimento, que é o caso do Distrito Santa Rita de Cássia. Nessa perspectiva, é preciso buscar equacionar o ambiente com a comunidade humana para que haja equilíbrio, pois a cidade pode tornar-se excludente e inquietante em virtude da falta de reconhecimento ou respeito social.
Percebe-se que os moradores do distrito retratado na reportagem apresentam uma paisagem de injustiça, desequilíbrio e desigualdade, o que o tornam mais frágeis diante da criminalidade
A realização de obras públicas de melhoria na iluminação e nas vias é uma das formas de exercício e efetivação de Políticas de Segurança Pública.
Desta forma, é importante ter conhecimento sobre a ciência da Criminologia para identificar os fatores que geram a criminalidade e como combate-los. Percebe-se que uma política pública de segurança deve ter a capacidade de articular a repressão e prevenção ao crime, trabalhando com a participação e o envolvimento dos demais atores da sociedade e a própria sociedade, o que se pode denominar de prevenção social em detrimento do vigente sistema de prevenção criminal.
...