CRIMINALIDADE
Exames: CRIMINALIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: santanaisago • 20/5/2013 • 2.081 Palavras (9 Páginas) • 852 Visualizações
criminalidade
A fome, a desigualdade e a exclusão social constituem alguns dos fatores condicionantes do crescimento da criminalidade. Todavia é necessário também afirmar que a dimensão e a continuidade da existência destes fatores revelam o quadro estrutural da violência no Brasil. Este contexto provoca mudanças culturais que enfraquecem valores importantes para convivência em sociedade.
Causas da criminalidade
São várias as causas que levam pessoas de todas as classes sociais a seguirem o caminho da criminalidade. No entanto as mais apontadas são:
• A situação de pobreza- devido à crise que se abateu sobre Portugal as pessoas têm necessidade de entrar no mundo da criminalidade para arranjar dinheiro para pagar as suas dívidas e para conseguir sobreviver.
• O elevado nível de desemprego- famílias que têm mais do que um elemento desempregado recorrem por vezes a actos criminosos para conseguirem superar as dificuldades que a vida lhes traz.
• Diferenças étnicas e culturais- a cor da pele, as diferentes opiniões, os diferentes valores, as diferentes culturas, entre muitas outras coisas muitas vezes servem de pretexto para uma atitude violenta ou para actos criminosos.
• Relações familiares conflituosas e crise de valores- o ambiente em que a pessoa está inserida e os valores que lhe são transmitidos influenciam por vezes o modo como ela age. Uma pessoa habituada a assistir e por vezes a ser envolvida em situações de conflito torna-se mais receptível á violência.
• Relações com os amigos e colegas pouco saudáveis- as “más influências” que alguns jovens exercem sobre outros e o “bulling” são as principais causas das atitudes criminosas praticadas pelos jovens.
• Factores de personalidade e motivacionais- Cada pessoa é diferente, tem personalidades diferentes e, por isso, reage de forma diferente a uma mesma situação. Por esta razão, há pessoas mais ou menos agressivas do que outras, umas que superam as dificuldades melhor ou pior do que outras e umas que são mais ou menos influenciáveis que outras.
As causas que levam à criminalidade são variadas mas todas elas estão directamente relacionadas com o indivíduo e a sua formação.
Resumo: A criminalidade é um problema social grave que assusta os brasileiros. Esse universo alarga a sua dimensão quando se trata de jovens envolvidos no crime. Essa realidade está cada vez mais solidificada em nosso país. É nesse diapasão que esta investigação encontra sua motivação. Neste momento, resenhamos alguns teóricos que tratam desse assunto e ainda refletimos acerca da origem desse problema social e vislumbramos algumas soluções emergenciais para essa lacuna social.
A criminalidade é um problema que assola tanto o Brasil quanto o resto dos países. Dos mais desenvolvidos aos mais emergentes. Esse problema, porém, se torna maior quando os crimes são cometidos por menores de idade. Jovens e crianças que deveriam estar estudando, mas não estão. Estão muitas vezes nas ruas.
O que é crime organizado?
O crime organizado refere-se às formas de
Atividade que revelam muitas características dos negócios ortodoxos, mas que são ilegais. O crime
organizado abrange o contrabando, os jogos
ilegais, o comércio das drogas, a prostuição, os
roubos em larga escala e a proteção do mercado
negro, entre outras atividades.
Conforme voce poder perceber, o crime organizado
se faz presente na sociedade de diversas formas e, também,
acontece como se fosse algo aceitavel; isto é, na verdade, as
ações e pratricas do crime organizado acontecem em função da 22
propria estrutura de sociedade que abre precendente para aque a
tudo pareça absolutamente normal.
O crime organizado é mantido, principalmente pelo tráfico de drogas que são atividades ilícitas, seqüestros e assaltos à bancos entre outras ações criminosas.
A sociedade brasileira, está sofrendo atualmente uma onda de criminalidade, que tem se expandido de tal maneira a fugir do controle até do Estado. A criminalidade do fim do século se caracteriza por ser complexa; e é este o atributo que direcionar a forma precisa e eficiente de combatê-la ou controlá-la. Esta complexidade reflete-se na forma de atuar, atacando a ideia central da globalização e do crime em rede.
O trafico de drogas, por exemplo, internacionalizou-se de tal forma a considerar-se um flagelo mundial e a obrigar os países a se unirem no seu enfrentamento.
Antigamente pensava-se que o criminoso já nascia com a marca da criminalidade, sendo a delinqüência seu único destino. Chegou-se a definir os criminosos congênitos, que teria características que os levaria a ser um criminoso em potencial. Todavia, com inúmeros estudos, verificou-se que fatores sociais contribuem na trajetória da vida de um indivíduo, colaborando para a inserção ou não no mundo da criminalidade. Quando emergem as crises econômicas, mais se instiga a criminalidade. Pobreza; miséria; má vivência; fome e desnutrição; civilização cultura, educação, escola e analfabetismo; casa; rua; desemprego e subemprego; profissão; guerra; urbanização e densidade demográfica; industrialização; migração e imigração e política são estimuladores que influenciam o poder de decisão do indivíduo que tende para a delinqüência. Apontar os motivos e conseqüências se faz
necessários, até mesmo porque trazem em todos os cidadãos reações quanto aos princípios morais e éticos, construídos ao longo da vida. Não se pode esperar que um indivíduo faminto, abandonado e desesperado, revoltado contra tudo e contra todos tenha condições de discernir princípios morais. Guiado pelo instinto de sobrevivência, disposto a enfrentar todos os riscos cai na criminalidade. Palavras-Chave: Criminalidade. Delitos. Sociedade.
Como explicar uma adolescência tão violenta? Podemos enumerar vários fatores.A questão das drogas seria um desses fatores.Pode-se encontrar, por vezes, o adolescente cometendo crimes para conseguir recursos para adquirir aou para adquirir a droga diretamente. Porém, existem aqueles que
...