A Gasolina Subindo e o Petróleo Caindo
Por: Lilian68 • 7/4/2015 • Dissertação • 418 Palavras (2 Páginas) • 132 Visualizações
Gasolina aumentando e Petróleo caindo !
Debate interessante na Assembléia Legislativa do Estado mostrou um grupo de deputados criticando o aumento no preço da gasolina, nos últimos dias.
Para o deputado Marcos Rotta, a medida pareceu um trote do governo. Rotta disse que se sentiu enganado. Lembrou que ano passado, época de eleições, ouviu varias vezes o governo federal dizer que o Brasil era auto-suficiente em petróleo e por isso, deduziu, se há auto suficiencia, porque a gasolina vai aumentar de preço?
O deputado tem toda a razão. Que auto-suficiência é essa que a gasolina aumenta de preço no país da segunda maior empresa petrolífera de capital aberto do mundo; a segunda maior do continente americano, em valor de mercado; a quarta maior do mundo em 2010; em setembro de 2010 a segunda empresa de energia do mundo!
Tenha a santa paciência!
Alem de aumentar o preço a Petrobras importou 1,5 milhão de barris em abril e já encomendou mais de um milhão para o mês em curso. e dos Estados Unidos! Isso quando completam exatos cinco anos da grande noticia da auto-suficiência de petróleo, anunciada pelo presidente Lula. E nós aqui, do outro lado, nos regozijamos, certamente, por que não há coisa mais penosa do que um país em franco desenvolvimento, como o Brasil, depender em grande escala do petróleo dos árabes, da Venezuela, quando sabemos do nosso potencial petrolífero e os altíssimos investimentos já feitos a Petrobras! Não foi só isso, sabíamos naquele momento que ate o final daquele ano (2006- as exportações brasileiras iriam superar as importações, à época, no valor de três bilhões dólares.
Pois é... o sonho acalentado começou a desfazer-se sem do nem piedade. Já no final do ano o aumento da inflação nos dizia que algo de errado existia com o nosso petróleo... Chegam 2011 e acordamos de um pesadelo... a inflação continua aumentando e os culpados, evidente, começam a aparecer. Quem, quem? ora, a gasolina que ficou 6,26% mais cara e em um ano de sonho, a alta da gasolina já soma 9,58%. O etanol, ah! O álcool, aquele que iria nos salvar, também, uma vez que o Brasil sempre foi pioneiro na criação de medidas alternativas, Proálcool revisitado etc. etc.. O etanol teve um aumento pouco modesto de 11,20%. Nada se visto por inteiro que é a alta de preço registrada em um ano: 31,09%.
http://www.suportepostos.com.br
[pic 1]
Nome: Camila Labadessa dos Santos
Ciclo: 8.2
Professora: Bruna
...