A INCLUSÃO ESCOLAR EDUCAÇÃO ESPECIAL
Por: Ciências Contábeis • 19/4/2018 • Monografia • 20.082 Palavras (81 Páginas) • 195 Visualizações
FACULDADE DO MARANHÃO[pic 1]
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
MARIA ALINE COSTA SILVA
INCLUSÃO ESCOLAR EDUCAÇÃO ESPECIAL: Desafio da integração dos alunos com deficiência mental na Unidade Escolar Hermes Cunha em São Domingos do Maranhão
São Domingos do Maranhão
2016
MARIA ALINE COSTA SILVA[pic 2]
INCLUSÃO ESCOLAR EDUCAÇÃO ESPECIAL: Desafio da integração dos alunos com deficiência mental na Unidade Escolar Hermes Cunha em São Domingos do Maranhão
Monografia apresentada ao Curso de Serviço Social da Faculdade do Maranhão, para obtenção do grau de bacharel em Serviço Social.
Orientador: Prof.ª Esp. Landsany Veloso dos Santos
São Domingos do Maranhão,
2016
[pic 3]
[pic 4]
MARIA ALINE COSTA SILVA[pic 5]
INCLUSÃO ESCOLAR E DUCAÇÃO ESPECIAL: Desafio da integração dos alunos com deficiência mental na Unidade Escolar Hermes Cunha em São Domingos do Maranhão
Monografia apresentada ao Curso de Serviço Social da Faculdade do Maranhão, para obtenção do grau de bacharel em Serviço Social.
Aprovada em: _____/_____/_____
BANCA EXAMINADORA:
____________________________________________________
Prof. Esp. Landsany Veloso dos Santos
Orientadora
___________________________________________________
2 º Examinador/a
___________________________________________________
3º Examinador/a
São Domingos do Maranhão
2016
[pic 6]
A toda a minha família, meus professores e colegas de faculdade, e principalmente a Deus por ter sempre me colocado no caminho certo.
AGRADECIMENTOS[pic 7]
É chegado o momento de reflexão e de agradecer a quem fez parte direta e indiretamente de cada linha e cada pensamento, expressado nesse trabalho.
Em primeiro lugar agradeço a Deus que me deu o dom da vida e que me concede a cada dia forças para que eu lute e possa avançar no interminável caminho da evolução como ser humano.
Aos meus pais Antônio José e Maria de Fátima por me ensinarem tudo de melhor que poderiam, por me direcionarem todo o amor que um filho precisa, e sempre sonhou em receber, e assim me deram a base para que eu chegasse até aqui e encarasse este desafio de peito aberto.
Eles me deram o suporte necessário para que nos momentos de cansaço e duvida, eu retomasse a garra e a vontade de lutar, e por nunca desistirem em realizar os meus sonhos.
Aos meus colegas de curso por estarmos todos juntos nessa, que foi uma longa etapa na vida acadêmica.
Também a minha Orientadora a Professora Esp. Landsany Veloso por ter me dado todo o suporte para a elaboração e conclusão deste trabalho.
Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes (Paulo Freire)
[pic 8]
―Prefiro as linhas tortas, como Deus. Em menino eu sonhava de ter uma perna mais curta (só para poder andar torto). Eu via o velho farmacêutico de tarde a subir a ladeira do beco, torto e deserto... toc ploc toc ploc. Ele era um destaque.
Se eu tivesse uma perna mais curta, todo mundo haveria de olhar para mim:
Lá vai menino toro subindo a ladeira do beco toc ploc toc ploc.
Eu seria um destaque a própria sagração do Eu‖.
(Manoel de Barros)
RESUMO[pic 9]
A presente monografia teve por finalidade analisar a Unidade Escolar Hermes Cunha, no âmbito da sua realidade teórica e prática, relacionadas as expectativas, impressões e percepções do corpo docente, familiares envolvidos na integração de alunos com deficiência mental na educação básica do referido estabelecimento de ensino, bem como a forma como é feita a inclusão de pessoas com deficiência mental nas classes regulares da referida escola. A inclusão de um sujeito no meio social depende de sua herança cultural, e para que este adquira tal patrimônio a educação deve ser reconhecida como alicerce e assim possa se fazer presente como fundamental para o desenvolvimento deste, pois em relação a educação e inclusão dos alunos com necessidades especiais esse assunto passa a ser tarefa essencial na nova empreitada educacional. A coleta de dados da monografia em questão, foi realizada através de entrevista estruturada em questionário qualitativo, onde analisou-se a forma de inserção dos alunos especiais no ambiente escolar regular, como também a metodologia utilizada para a integração dos mesmo no convívio e aprendizagem, que se iguale com os seus colegas, como também a perspectivas dos pais em relação aos seus filhos especiais. Para tanto, apurou-se ainda acerca da qualificação dos educadores, da forma que trabalham e o entendimento para o exercício do atendimento educacional especializado para os alunos deficientes, identificando-se assim a separação da Educação Inclusiva teórica de sua prática, e com isso, contribuindo-se para uma reflexão e ampliação de como é a lei que regulamenta a educação inclusiva, mas como na verdade ela é posta em prática.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Deficiência mental. Percepções. Professores.
ABSTRACT[pic 10]
This thesis aimed to analyze the school unit Hermes Cunha, in its theoretical and practical reality, related expectations, impressions and perceptions of faculty, family members involved in the Student integration with mental disabilities in Basic Education of that educational establishment and how the inclusion of people with mental disabilities in regular classes of that school is made. The inclusion of a subject in the social environment depends on their cultural heritage, and that it acquires such heritage education should be recognized as a foundation and thus can be present as fundamental to the development of this, for in relation to education and inclusion of students with special needs that matter becomes essential task in the new educational endeavor. The collection of the monograph in question data, was conducted through interviews structured qualitative questionnaire, where the form of insertion of special students in the regular school environment was analyzed, as well as the methodology used for the integration of the same in living and learning, that equals with their colleagues, as well as the perspectives of parents in relation to their special children. Therefore, it was found still on the qualification of teachers, the way they work and understanding for the exercise of specialized educational services for disabled students, identifying thus the separation of theoretical Inclusive Education of their practice, and with this, contributing to a reflection and extension of how the law regulating inclusive education, but as it is actually put into practice.
...