A Importância do Planejamento e Avaliação no Processo de Educação Formal
Artigo: A Importância do Planejamento e Avaliação no Processo de Educação Formal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elieti • 17/4/2014 • Artigo • 529 Palavras (3 Páginas) • 354 Visualizações
ATIVIDADE AVALIATIVA I
AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO
Quando falamos em educação escolar, falamos em educação formal já que educação formal é aquela que acontece dentro da escola dá-se de forma intencional e com objetivos determinados.
De acordo com Gohn (2006), a educação formal é desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente definidos onde o educador é o professor e os espaços são normatizados com regras previamente definidas.
Na educação formal, entre outros objetivos destacam-se os relativos ao ensino e aprendizagem de conteúdos que foram acumulados ao longo da história da humanidade e devidamente sistematizados, com o intuito de formar o indivíduo como um cidadão ativo, desenvolver habilidades e várias competências, desenvolver a criatividade, percepção, motricidade entre outras.
Na educação formal, as instituições escolares organizam seus conteúdos em ordem cronológica e hierárquica, submetendo-se às determinações nacionais.
De acordo com Libâneo et al (2009), a escola é o espaço central dos objetivos de ensino, uma vez que situa entre as políticas educacionais, as diretrizes curriculares, as formas organizativas do sistema e as ações didático-pedagógicas na sala de aula. Assim, a escola constitui-se num espaço de realização dos objetivos do sistema de ensino, bem como dos objetivos de aprendizagem.
Os objetivos educacionais expressam projetos sociais e culturais da sociedade que giram em torno das necessidades sociais e pessoais dos alunos referentes a conhecimentos, exercício da cidadania, mercado de trabalho e outras.
Por isso é muito importante o planejamento e a avaliação neste processo, pois através do planejamento os profissionais da educação norteiam questões importantes sobre idéias e ações a serem desenvolvidas em instituições escolares com o intuito de melhorar o funcionamento destas instituições e através da avaliação estes profissionais obtém o resultado de seu planejamento, observando se este resultado é o esperado ou não.
O ato de planejar refe-se ao processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação, envolvendo o processo de previsão de necessidades e racionalização dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis. Estipula prazos e etapas com o intuito de concretizar os objetivos. Para tanto, utiliza-se os resultados das avaliações que apreendem a realidade local. (PADILHA, 2001).
Planejamento e avaliação são ações complementares, já que para obtermos o sucesso das ações planejadas, é necessário que haja uma constante avaliação do percurso de tais ações.
Resumindo, a escola é o espaço da educação formal, que é marcada por possuir intencionalidade e clareza em seus objetivos. O desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos, constitui o objetivo da escola enquanto instituição social.
Referências
. GOHN, Maria da Glória (2006). Educação Formal.
. LIBÂNEO, J. C, et al (2009). Educação Escolar.
. PADILHA, R. P. (2001). Planejamento
...