A Metodologia (Petróleo)
Por: Danieleoliveiraa • 6/10/2015 • Relatório de pesquisa • 4.320 Palavras (18 Páginas) • 846 Visualizações
Introdução
O Petróleo foi descoberto há muitos e muitos anos atrás, a Bíblia faz muitas citações sobre o petróleo, no antigo egito e era usado para impermeábilização de casas nos dias de cheia do rio Nilo, também ultilizado na iluminação das ruas naquela época, com o passar dos anos e o avanço tecnológico, muitas descobertas a respeito deste líquido foram feitas e desde então ele movimenta todo o mundo, são inúmeras suas ultlizações e seus derivados, ele está presente no calçado, na maquiagem, embalgens, aviões, produtos de higiene pessoal como xampu e condicionador, detergentes, chiclete, fibras sintéticas entre muitos outros. Além de estar presente em várias formas e produtos, o petróleo também contribui muito para a área farmacêutica, no desenvolvimento de medicamentos que retardam a evolução e efeitos de diversas doenças, falaremos neste trabalho sobre o AVC e a Trambose e também sobre o ácido acetilsalicílico (ASS), que é usado no tratamento para essas doenças, impedindo que o número de mortes por estas doenças cresça em todo o mundo.
2 Petróleo
Segundo o dicionário Aurélio, o petróleo é um óleo mineral natural, combustível, de cor muito escura, dotado de um cheiro característico mais ou menos pronunciado, com densidade variando entre 0,8 e 0,95, formado por hidrocarbonetos.
Petróleo, do latim Petra (pedra) e Oleum (óleo). O petróleo é uma substância de cor escura, que varia entre incolor ao marrom ou preta, passando pelo verde e marrom claro. É um líquido oleoso, de cheiro característico e altamente inflamável. É uma mistura de substancias orgânicas formada apenas por hidrogênio e carbono, podendo haver pequenas quantidades de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos principalmente de níquel e vanádio. E por fim podemos dizer que ele é a principal fonte de energia da atualidade, por isso sua enorme importância.
O petróleo na antiguidade foi conhecido por diversos nomes como: betume, asfalto, alcatrão, lama, resina, azeite, nafta, óleo de rocha, bálsamo da terra, óleo da terra, óleo mineral, malta, pissasfalto, piche, entre outros. O termo mais antigo utilizado é betume inclusive citado na bíblia no novo testamento: “Faze para ti uma arca de madeira de gofer; farás compartimentos na arca, e a calafetarás por dentro e por fora com betume.” (Gênese, 6:14). O betume (petróleo) era usado na construção de casas no Egito para protegê-las das constantes inundações do rio Nilo. Podemos observar através dessa informação que o betume ajudava antigamente para impermeabilizar moradias, palácios, templos e túmulos. Também era usado na conservação dos corpos dos faraós para que eles fossem protegidos e pudessem durar mais tempo. A bíblia faz outra citação quando a mãe de Moisés impossibilitada de criá-lo, o põem numa cestinha às margens do rio: “Não podendo mais escondê-lo tomou uma arca de junco e a untou com betume e pez; e pondo nela o menino, o pôs nos juncos a borda do rio.” (Êxodo, 2:3)
No mundo antigo, o betume também era usado para clarear as ruas, pois é muito inflamável. Eram construídas tochas de feixe de palha e betume, colocado fogo e isso fazia com que durasse por longas horas iluminando as ruas.
2.1 Origem e Onde é encontrado
Existem várias teorias sobre o surgimento do petróleo a mais aceita segundo geólogos e geoquímicos diz que ele se formou a partir da decomposição de matéria orgânica (principalmente algas) ocorrida pelo pouca oxigenação e pela ação de bactérias, esses seres teriam se acumulado no fundo de mares e lagos e com peso dos sedimentos sobre eles depositados com o passar de bilhões de anos teriam promovido compactação e aquecimento levando as formações que deram origem ao petróleo. Para formar essa substancia a temperatura varia entre 49ºC e pode chegar a 177ºC isso corresponde a profundidade de 1.500 e 6.400 metros, ou seja, se a temperatura for superior a 177ºC a substancia transforma-se em gás ou grafita. O petróleo é uma fonte não renovável, pois seu processo de formação é extremamente lento.
Segundo MarcellinBerthelot e DmitriMendeleiv, é comum a ocorrência de metano no interior da Terra, sendo então possível a formação de hidrocarbonetos em grandes profundidades, chegando à conclusão de que o petróleo é formado nas profundezas da terra por processos não-biológicos. Os sedimentos que são resultantes da erosão da crosta terrestre pela ação da natureza foram se acumulando em camadas dando origem as rochas sedimentares onde é localizado o petróleo, porém depois de formado ele não se acumula na rocha onde foi gerado. Ele passa pelos poros das rochas até encontrar outra rocha onde possa ficar aprisionado, formando assim a jazida. A jazida de petróleo pode ser encontrada no fundo do mar devido às camadas de rocha do continente que podem se estender mar a dentro. São dos poços submarinos que vem a maior parte da produção brasileira deste combustível.
Devido a sua densidade ele tem tendência a migrar para cima atravessando as rochas, caso não encontre no caminho uma rocha impermeável chegara a superfície da terra onde perderá seus componentes voláteis transformando-se em asfalto natural. Asfaltos como esse já foram usados pela humanidade há três mil anos antes de cristo.
2.2 Extração e produção
Para extrair o petróleo, necessita do conhecimento de duas ciências: a Geologia e a Geofísica. A geologia realiza estudos na superfície que examina as camadas de rochas onde possa haver acumulação de petróleo. E a geofísica é a ciência que estuda as propriedades físicas da Terra para investigar seu interior, e um dos métodos mais utilizados por esta ciência é o da sísmica. Os métodos sísmicos são métodos que estudam a propagação no terreno de ondas sísmicas produzidas artificialmente.
Para extrair o petróleo também precisa de uma avaliação da extensão da jazida. Em cada poço é introduzida uma tubulação de aço na superfície ate o fundo, conhecido como revestimento, e entre as rochas perfuradas e o revestimento, coloca-se cimento para criar um impeço a comunicação entre as zonas porosas que foram atravessadas pelo poço. Após isto, desce o canhão pelo interior da tubulação de aço, esta ferramenta faz a função de perfurar o revestimento e o cimento criando assim uma comunicação entre a jazida e o interior do poço. Os fluidos que migram da rocha geradora são extraídos através de uma coluna de proteção, que são tubulações de diâmetro menor introduzida
...