A Modernização Conservadora do Brasil
Artigo: A Modernização Conservadora do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tasantos29 • 9/10/2014 • Artigo • 252 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA DO BRASIL
Chamou-se de modernização conservadora o movimento que representou o crescimento econômico que o Brasil passou após a revolução de 1964.
Desse crescimento podemos citar a abertura do comércio, a entrada do capital internacional, o que consequentemente, ocorreu a instalação de multinacionais no Brasil e o aumento de investimentos.
Como muitos brasileiros foram escolhidos para cargos altos nas empresas multinacionais, começou a corrupção e a lavagem de dinheiro, incluindo o nosso sistema político.
Como o Brasil havia passado pela ditadura e o regime militar na década de 60, o país ficou preso ao sistema implantado, o que favorecia lucrativamente poucos e a classe mais pobre era prejudicada.
Ao contrário de países desenvolvidos, o crescimento no Brasil não foi duradouro, pois graças à corrupção surgiram muitas empresas fantasmas, as quais renderam muitos prejuízos ao país.
Sendo assim, podemos concluir que o Brasil desenvolveu “ uma falsa modernidade ” pois não houve modificações na desigualdade social e sim houve medidas que beneficiaram somente alguns grupos.
Na década de 70 , houve no país a chamada Revolução Verde, a qual visava ajudar o desenvolvimento agrícola, onde agrônomos desenvolveriam técnicas para o aumentar a produtividade agrícola e resolver a pobreza e diferenças na economia. Além de não resolver o problema da fome, ainda houve danos e prejuízos aos pequenos proprietários agrícolas.
Assim concluímos que esta técnica em países subdesenvolvidos ocasionou uma crescente produção agrícola, já no Brasil, se por um lado se desenvolveu a agricultura e a economia, por outro lado ocorreu um dano ambiental e cultural.
...