A Orientação Especifica aos Professores
Por: emanuel65658 • 29/8/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 396 Palavras (2 Páginas) • 117 Visualizações
Orientação Especifica aos Professores
Um professor que compreende a gagueira e que atua de uma forma idealizada e adequada com o aluno, valorizando-o, ouvindo e compreendendo cada fase de seu desenvolvimento é uma das peças fundamentais para o desenvolvimento social e fortalecimento emocional do mesmo em relação a uma boa comunicação, tornando-o um individuo mais confiante em relação a sua expressão de ideias e a comunicação em si.
Para isso ocorrer é necessário obter uma relação de confiança com seu aluno, para que com isto ele se sinta a vontade em se comunicar caso algum problema venha a acontecer.
Quando esta criança que apresenta algum tipo de disfluência no ensino fundamental, tem uma maior chance de persistir com a gagueira, necessitando assim ainda mais de seu professor. Pois a percepção do aluno frente a sua dificuldade é grande, assim como a percepção dos colegas de classe, podendo acarretar em diversas situações constrangedoras e até mesmo o bullying, cabendo assim ao professor ser um importante mediador, buscando reduzir assim danos sociais e emocionais que possam estar ligados à gagueira.
- Aderir à regra de ser bom ouvinte, não interrompendo nem completando a frase do outro;
- Mostre seu apoio ao aluno, caso necessário converse com ele em particular;
- Em caso de acompanhamento fonoaudiológico, peça como proceder com o aluno para que assim tenham uma melhor intervenção multidisciplinar.
- Converse com os pais ou responsáveis da criança sobre a importância do apoio emocional com o mesmo;
- Reduza situações de pressão, pois podem piorar a fluência, como por exemplo, o tempo para responder as questões;
- Caso faça perguntas orais, chame primeiro o aluno que apresenta a disfluência, pois a espera aumenta a tensão e a possibilidade do aluno gaguejar também;
- Realize atividades de leitura em dupla ou grupo, pois isto promove melhor a fluência do aluno que apresenta gagueira; além do mais que a gagueira apresenta dias melhores e piores, priorize sempre os dias em que se nota a melhora para trabalhar este tipo de atividade.
- Lembrando que o aluno que gagueja não apresenta dificuldades de aprendizagem, diante disto, valorize sua participação em atividades realizadas em sala de aula e ouça atentamente a suas ideias com o tempo que for necessário, com isto você o tornará mais confiante.
- Procure diminuir a própria velocidade de fala, servindo de modelo para todos os alunos. Procure não dar dicas a criança como: calma, pense, respire ou fale direito.
...