A Pedagogia Decolonial
Por: marybr • 2/10/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 306 Palavras (2 Páginas) • 102 Visualizações
ABORDANDO VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NO CURRÍCULO ESCOLAR NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO.
Mariana da Silva de Lima
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Políticas e práticas para uma escola inclusiva: gênero, raça, desigualdade e migrações
Relato de Experiência
Resumo:
O relato de experiência descreve a atividade exitosa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Caucaia, resultado da inserção da temática da violência obstétrica no currículo da disciplina de Biologia, para adolescentes do ensino médio.
A violência obstétrica é um dos reflexos mais cruéis da violência de gênero, pois ela se apresenta em um momento de extrema vulnerabilidade da mulher: a hora do parto. Porém é praticamente inexistente a abordagem acerca desse assunto na maioria das escolas. O empoderamento por meio de informações qualificadas faz-se necessário, independente da idade da mulher ao parir. No entanto, é sabido que no Brasil os índices de gravidez na adolescência e na juventude são significativos, e, adicionalmente à educação sexual e reprodutiva que garanta um adequado planejamento familiar, é essencial que as mulheres e seus parceiros tomem conhecimento das informações e discussões acerca da violência obstétrica.
As intervenções foram feitas na disciplina de biologia 2, no módulo de fisiologia humana, especificamente nas aulas sobre desenvolvimento embrionário humano. Após a abordagem do conteúdo, a docente facilitou uma discussão com os estudantes sobre os relatos que tinham conhecimento a respeito da experiência do parto na família de cada um. Por fim, a educadora apresentou alguns conceitos, relatos de experiências de parto e informações da Organização Mundial de Saúde sobre o que é um parto humanizado. Os alunos participaram da discussão ativamente.
Os resultados mostraram que a temática da violência obstétrica é um assunto fundamental a ser tratado nos módulos de fisiologia humana que trabalhem proximamente o assunto na disciplina de biologia.
Palavras-chave: Educação sexual, violência obstétrica, Educação e direitos humanos.
...