A Política Social
Por: yramaiaparente10 • 14/4/2015 • Trabalho acadêmico • 834 Palavras (4 Páginas) • 150 Visualizações
QUESTÂO 1 RESPOSTA
Denomina-se política a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado Democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, conduzidos ao poder direta ou indiretamente pelo povo.
Assim, a política tem como objetivo estabelecer os princípios que se mostrem indispensáveis à realização de um governo. A política mostra o corpo de doutrinas, necessárias ao bom governo de um povo, dentro das quais devem ser estabelecidas as normas jurídicas necessárias ao bom funcionamento das instituições administrativas do Estado.
Quando o Estado busca, em suas realizações, o atendimento as necessidades básicas da população, seja através de garantias e ações concernentes à assistência social, saúde, educação, e segurança, verifica-se a implementação e efetivação da política social, por parte de Estado, e se originam na confluência dos movimentos de ascensão do capitalismo, a partir do capitalismo, surge à política social, construída por meios da mobilização das classes operarias advindas das revoluções industriais no século x1x, e surgiram como forma de amenização e até mesmo de enfrentamento, das situações de precariedade de direitos humanos, existentes em governos autoritários, portanto houve uma preocupação de inseri-las na Constituição Federal de 1988. Então entendida como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais, são desenvolvidas em conjunto por meios de programas que proporcionam a garantia de direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma justa e igualitária, são elas que asseguram à população o exercício de direito da cidadania, trazendo como princípio fundamental a justiça e a igualdade social.
RESPOSTA DA QUESTÃO 2:
QUETÃO 3 RESPOSTA:
DO quadro das políticas públicas, a política social é a mais conhecida, e, ao mesmo tempo, a que mais sofre controvérsias em razão das múltiplas opiniões que cercam o seu fim, para o serviço social, política social pode ser entendida como conjunto de ações determinantes do Estado na formulação, execução e avaliação de programas que visam estabelecer medidas de proteção social aos indivíduos marcados pela exclusão econômica resultante do modo capitalista, ou dos múltiplos imprevistos do quotidiano.
O fim a que se destina a política social, é minorar os efeitos das políticas de mercado no mundo do trabalho, isto por que a política social se constituiu e se desenvolveu no bojo do atendimento a necessidades sociais decorrentes do sistema capitalista.
A política e o capitalismo se solidarizam, necessariamente, em função da sobrevivência de ambos, isto por que só no modo capitalista há políticas sociais, cuja a função é compor suas distorções sistêmicas, por outro lado só o capitalismo produz, enquanto sistema, políticas sociais como forma de manter-se vivo:
Seja como reprodução social do trabalho, ou como fonte ideológica de valor moral, pois o sistema capitalista é eficiente e absoluto, dele mesmo surge soluções que mantém vivas as contradições de sua sobrevivência.
Em uma economia cujo mercado estivesse subordinado aos interesses sociais, as chamadas políticas sociais não existiriam, pois o próprio sistema produtivo seria o mecanismo de inclusão social.
QUESTÂO 4 RESPOSTA:
O documentário Ilha das Flores, nos mostram a
Importância do emprego, da alimentação,
...