A Política de Segurança Pública - Policiamento Comunitário
Por: mannu58 • 25/7/2015 • Trabalho acadêmico • 3.026 Palavras (13 Páginas) • 212 Visualizações
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
CURSO DE GESTÃO PÚBLICA-EAD
Política de Segurança Pública
Policiamento Comunitário
Alunos:
Izídio de Brito Correia
Manoel Domingos da Silva
Nilson Ortega da Conceição
Romildo Gonçalves da Silva
Sorocaba-SP
2013
IZÍDIO DE BRITO CORREIA
MANOEL DOMINGOS DA SILVA
NILSON ORTEGA DA CONCEIÇÃO
ROMILDO GONÇALVES DA SILVA
Política de Segurança Pública
Policiamento Comunitário
Sorocaba-SP
2013
RESUMO
O aumento nas taxas de crime e os elevados números de ocorrências a eles associados e a crescente importância dada ao assunto, evidenciada em pesquisa de opinião, tem levado os governos e a sociedade civil a encarar o problema da criminalidade como um dos mais sérios obstáculos ao desenvolvimento. Implantar e implementar políticas que permitam prevenir e reduzir o crime e a violência torna-se o desafio. O objetivo deste trabalho é verificar se o policiamento comunitário no município de Sorocaba-SP especificamente no Bairro Éden e funcional é eficaz. Procurou-se através de entrevista realizada com o comandante da base “Policia Comunitária João Teodoro” e com munícipes do bairro do Éden e Adjacências. A análise das fontes e entrevistas, levou-nos a considerar que o policiamento comunitário desta Base esta funcionando plenamente, tanto física como operacional.
Palavras-chave: Comunidade, Polícia Comunitária.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------ PAG-1
1.1 JUSTIFICATIVA--------------------------------------------------------------------- PAG-2
1.2 OBJETIVO GERAL----------------------------------------------------------------- PAG-3
1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS----------------------------------------------------- PAG-3
2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA-----------------------------------------------------PAG-4
3.METODOLOGIA-------------------------------------------------------------PAG-5, 6,7,8,9
4 RESULTADOS-------------------------------------- PAG-10,11,12,13,14,15,16,17,18
5.CONSIDERAÇÕES FINAIS--------------------------------------------------------PAG-19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS----------------------------------------------- PAG-20
1- INTRODUÇÃO
A sociedade exige das instituições policiais solução de problemas que geram insegurança, acreditando que a eliminação da ocorrência dos delitos esta na ação policial, relegando o segundo plano a análise das causas econômico-social que levam estes fatos a surgirem.
Implantar e programar políticas que permitam prevenir e reduzir o crime e a violência é um desafio, cujo marco fundamental é o desenvolvimento de pesquisas que permitam avançar na compreensão das causas desses fenômenos.
O aumento dos conflitos violentos urbanos nas sociedades modernas tem apontado o aprofundamento das desigualdades sociais que acabam por vitimar parte da população das cidades e neste contexto esta a cidade de Sorocaba-sp.
A estratégia das autoridades para aproximar a Policia da comunidade, é uma tarefa difícil, pois é necessário saber o que policiais pensam desses grupos sociais e a representação que tais grupos têm em relação ao aparato policial.
Visando um novo modelo de policiamento, atualmente o modelo mais discutido é o policiamento comunitário, o qual visa outra abordagem em detrimento do tradicional sempre orientado para o incidente, capaz de proporcionar inovações na dinâmica da atuação policial.
No Brasil este modelo de policia comunitária iniciou-se no ano de 1999, através do acordo de Cooperação Técnica Brasil / Japão. A Base Comunitária João Teodoro-localizada no Bairro do Éden no município de Sorocaba-SP iniciou-se em (2005) em (2009) houve uma reforma onde se encontra da mesma forma até os dias de atuais.
1.1 JUSTIFICATIVA
Com o desejo de se aproximar mais o cidadão de Sorocaba a policia Militar criou no ano de 2005 o policiamento comunitário, que é uma filosofia e, ao mesmo tempo, uma estratégia institucional. Como filosofia, permeia todos os níveis da P.M. e é absorvida por todos os policiais militares, que aprendem e aplicam conceitos primários de solidariedade e respeito às individualidades no cotidiano do trabalho com a população. Enquanto estratégia direciona esforços, medidas e programas institucionais no sentido de criar continuamente condições de aproximação com a comunidade.
A diretriz do policiamento comunitário compreende o estreitamento dos laços entre a P.M. e a população. O trabalho é baseado no conceito de que tanto a policia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver os problemas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
1.2 OBJETIVO
...