A Questão Do Poder
Trabalho Escolar: A Questão Do Poder. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Preta68 • 13/12/2013 • 531 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
A QUESTÃO DO PODER
As relações de poder estão disseminadas por toda sociedade, mas há um poder supremo ao qual todos estão submetidos: o poder político. Quer seja com a função de organizar a vida em sociedade, ou de estabelecer a dominação de um grupo sobre o outro, é indiscutível sua ascendência sobre os demais poderes.
A despersonalização do poder contribui para sua aceitação desse tipo de dominação. No entanto, o exercício do poder é feito por pessoas reais, que detém num determinado momento a primazia de determinar as ações dos demais. Esse grupo dominante, que é sucessivamente substituído por novos indivíduos que perpetuam as relações de poder é denominado elite.
1 CONCEITO DE PODER
O exercício do poder está vinculado à cultura dos grupos sociais, que estabelecem aquilo que tem ou não valor naquela sociedade em particular. Assim, o poder pode resultar da força física, da capacidade de se relacionar com a divindade ou do conhecimento.
O poder pressupõe uma relação entre duas ou mais pessoas ou organização. O poder implica relação; constitui a capacidade de decisão sobre o outro.
Afirma Parsons: “defino o poder como a capacidade de um sistema social para mobilizar recursos para atingir metas coletivas”.
2 TIPOS DE PODER
Aristóteles identifica três tipos de poder: o do pai sobre o filho, o do senhor sobre os escravos e o do governante sobre o governado.
Para Bobbio, há três tipos de poder social: o poder econômico, o ideológico e o político.
O poder econômico é o que se vale da posse de certos bens necessários e escassos para modificar o comportamento de quem não os possuem.
O poder ideológico é baseado na influência que as ideias possuem para alterar o comportamento de outros.
O poder político é o poder coativo.
Para Bobbio esses três tipos de têm como característica comum instituir e manter uma sociedade desigual (pobre e ricos, cultos e ignorantes, fortes e fracos).
3 PODER E AUTORIDADE
Sartori faz distinção entre poder como força (coação, dominação) e poder como autoridade (poder de persuasão). O poder como autoridade é baseado no prestígio e deferência.
Quando se refere a autoridade, esta diz respeito à liderança que desperta e recebe apoio espontâneo.
4 PODER LEGÍTIMO E ILEGÍTIMO
O poder é legítimo quando é aceito e existe a disposição de obediência por parte daqueles que não o detêm. Será ilegítimo o poder quando não é aceito e impõe sua vontade mesmo não havendo resistência.
5 AS PRINCIPAIS FONTES DO PODER
5.1. A força: uso ou ameaça da força física. Uma das principais características do Estado é o monopólio da força para manter sua vontade sobre o seu território.
5.2.
...