A RESENHA OS COBAIS
Por: Willian Costa • 8/12/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 475 Palavras (2 Páginas) • 73 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO: FARMÁCIA
DISCIPLINA: BIOÉTICA
DISCENTE: WILLIAN ALVES COSTA
RESENHA DO FILME: “OS COBAIAS”
MACAPÁ
2021
Resenha do Filme “Os Cobaias”
O filme “Os Cobaias” retrata a história real de experimentos feitos em mais de 400 negros sifilíticos em um hospital no Alabama, Estados Unidos, a partir do ano 1932 e que ficou conhecido como “Caso Tuskegee”. Naquela época a sífilis era uma ameaça global, mas que acometia principalmente os afrodescentes, fato que fortalecia ainda mais a segregação racial existente, uma vez que já existia uma divisão de direitos e deveres entre negros e brancos, e onde as vantagens para os brancos sempre se sobressaiam, deixando ainda mais aparente a desigualdade racial.
O filme começa em tribunal com o julgamento de uma enfermeira chamada Eunice, uma das responsáveis pelo “Estudo Tuskegee”, no hospital ela era uma das principais envolvidas, pois ficou responsáveis por cuidar e também convencer aquela população a participar do estudo. Segundo ela, de início o hospital tinha o objetivo de tratar esses enfermos, porém, com a crise econômica no país alguns cortes foram necessários, inclusive sua demissão, fazendo com que o tratamento desandasse, porém, após alguns meses foi recontratada, mas com a proposta no hospital apoiada pelo governo, do “Estudo Tuskegee de Sífilis Não-tratada em Homens Negros”, um estudo que visava avaliar o desenvolvimento da sífilis em pessoas negras, nele os enfermos ficariam 6 meses sem receber nenhum tipo de medicamento contra a doença. Um dos médicos responsáveis, negro, relutou de início contra a ideia, considerando toda sua consciência racial e todo o pensamento bioético de beneficência e não-maleficência, no qual o bem estar do indivíduo deve estar em primazia, no entanto, o fato de poder mostrar que a doença se desenvolvia de forma igual tanto em brancos quanto em negros, visto que já havia um estudo feito em sifilíticos brancos na Noruega, impulsionou-o a apoiar esse estudo.
Após os 6 meses os experimentos ainda continuaram acontecendo e isso representou uma fuga total do plano inicial, causando uma das maiores afrontas já existentes contra a dignidade e ética humana. Os negros participantes viveram por mais de 30 anos sendo enganados e expostos a esses procedimentos tortuosos, recebendo apenas vitaminas como se fossem medicamentos, a maioria deles foi morrendo com os anos até que restauram poucos, e a desculpa foi de que isso era necessário para que fosse possível fazer autopsia dos corpos e assim coletar os dados necessários.
Dessa forma, pode-se concluir que o Caso Tuskegee do Alabama, representou um marco extremamente negativo para a história da humanidade e da ciência, centenas de pessoas morreram em prol do conhecimento, sendo usadas como objetos de estudo, tendo suas histórias invalidas e seu desejo de viver usurpado. A partir desses experimentos foi possível construir a fundamentação Bioética de princípios ligados a vida humana, de respeito, justiça, igualdade e ética.
...