A Revolução Burguesa
Por: juliano_1992 • 25/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.060 Palavras (5 Páginas) • 192 Visualizações
Seria plausível começar a explicar sobre essas transformações em meados do século XVII: a revolução Puritana (1640), conflito entre Monarquia e Parlamento (câmara dos comuns) da Inglaterra, inicia as divergências quando Carlos I (1600-1649) assume o reinado após a morte de seu pai, Jaime I (1566-1625), Carlos I por sua vez reinou a Inglaterra pela dinastia dos Stuart, e propôs em seu governo a reforma política na Inglaterra, e a contraposição do parlamento em relação as reformas proposta pelo Rei Carlos I resultou o fechamento do Parlamento por cerca de dez anos. Quando o parlamento foi restituído foi dividido duas partes: Diggers, liberais, que defendiam a reforma agraria, com a distribuição de terras para burgueses desenvolverem as atividades agrícolas; e a Levellers, conservadores, defendiam o direito de praticas da religião (católica) de forma livre, e defendiam o direito de igualdade jurídica. A Inglaterra sofre uma crise decorrente ao não pagamento de imposto desses burgueses que se sentirão prejudicados por essa modificação, e o descontrole levou o rei novamente ao parlamento a discutir a crise imposta pelo não pagamento de impostos, o parlamento foi contra, nisso o rei ameaçou fechar novamente o parlamento se não fosse atendidas tais solicitações, os parlamentares para se defenderem mobilizaram milícia contra o rei, o mesmo foi capturado e executado friamente decorrente suas precipitações ao governar; e a Revolução Gloriosa (1689) foi posta contra posição ao governo totalitário do rei, da Dinastia Stuart que juntamente com a igreja católica limitava o desenvolvimento da Burguesia, e o parlamento aderiu o golpe para tirar Jaime II do poder, pondo um rei protestante chamado Guilherme de Orange, essa troca de poder permitiu o acumulo de capital da classe burguês, e a formulação da documentação chamada Bill of Rights, que limitava o poder do rei e impedia o governo absoluto do rei.
Com essas transformações a Grã Bretanha amplia o acumulo de capital, livrando os recursos da mão do Rei, e o Estado agora tem o dever de governar a nação, e a burguesia se vê livre para desenvolver os meios de produção com isso ampliando o seu capital que antes era impossibilitado decorrente forte influência da igreja católica. As duas atividades que influenciaram o desenvolvimento da nação: a pirataria que na época a Inglaterra tinha grandes frotas marítimas isso possibilitava o saques de mercadorias de outras navegações; a produção de mercadorias têxteis; e exploração de recursos naturais da própria nação (carvão, ferro e algodão).
A revolução industrial foi um marco para humanidade ocorrido no século XVIII evoluindo os meios de produção deixando-o cada vez mais dinâmico e produtivo. Na metade do Século XVII, a burguesia conquista a independência e a hegemonia na política, com isso possibilita o desenvolvimento inicial do capitalismo industrial (mercado livre). Marx fazia referência para essa revolução como Revolução Burguesa, pois teve todo um tramite de uma luta de classe para a conquista pela hegemonia política da burguesia.
Levo em conta à importância de situar a contextualização histórica de cada período, para ter uma base do fator histórico do desenvolvimento capitalista, e do protagonista (burguês). Não deixando de citar Marx, pela sua análise histórica de evolução do sistema (materialismo-histórico e dialético).
No início da Revolução Industrial , a Inglaterra permitiu o desenvolvimento do mercado livre. E com a descoberta da energia a vapor e na produção de maquinas de ferro motriz, maquinas começaram a evoluir a para suprir tais necessidades de locomoções e nas indústrias que burgueses começaram a utilizar nas fabrica, deixando a manufatura (processo de fabricação manual “braçal”, ou maquinas domesticas do sistema feudal) e passando para maquinofatura (sistema de produção por maquinas). A partir dessa mudança o recurso de carvão foi cada vez mais utilizado, nisso tinha os transportes de carroceria a cavalos, mas não foi o suficiente. E o transporte teve que ser aprimorado para acelerar e aumentar a demanda de entrega desse material. George Stephenson foi o inventor que desenvolveu o primeiro trem a vapor Rocket.
...