A agressividade na sala de aula
Por: Jornando Junior • 2/4/2016 • Artigo • 2.432 Palavras (10 Páginas) • 419 Visualizações
Colégio Estadual Governador Albano Franco
A agressividade na sala de aula
Riachuelo - Se
2008
Colégio Estadual Governador Albano Franco
A violência na 2ª série A, na escola municipal Eulina Vasconcelos, Riachuelo - Se
O projeto apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado II ao curso normal do Colégio Estadual Governador “Albano Franco” tendo como orientadora a professora de Estágio Maria Isabel O. dos Santos.
Riachuelo - Se
2008
Alunos:
Mensagem:
“Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender”.
(Augusto Cury)
Apresentação
O projeto intitulado “Agressividade na sala de aula”, foi pensado e elaborado pelos alunos estagiários do curso normal do Colégio Estadual
Governador “Albano Franco”, a partir da observação e visita feita a unidade escolar da rede municipal de ensino, Riachuelo - Se, visando refletir sobre a agressividade no processo educacional e os impactos causados pelo problema e contribuir para um melhor aprofundamento do saber.
Sumário
Tema I
Delimitação II
Apresentação III
Justificativa IV
Objetivos geral e específico V
Fundamentação teórica VI
Metodologia e cronograma VII
Recursos financeiros VIII
Conclusão IX
Avaliação X
Referências bibliográficas XI
Anexos XII
Justificativa
Tendo em vista a visita na unidade escolar que servirá como campo de estágio para os estagiários do curso normal do colégio Estadual Governador “Albano Franco”, foi detectado na sala de aula onde realizamos a observação, muitas cenas de violência e agressão envolvendo, aluno X aluno, aluno x professor.
Por isso, estamos elaborando o referido projeto objetivando propor ações e atividades que minimizem o problema nesta escola, com vistas a um ambiente escolar mais humano e propício a uma boa aprendizagem.
Tema
Agressividade na sala de aula
Delimitação do tema
A violência na 2ª série A, na escola municipal Eulina Vasconcelos, Riachuelo - Se.
Objetivo geral
- Discutir sobre o problema da Violência nas escolas da rede municipal de Riachuelo.
- Refletir sobre a agressividade na sala de aula.
Objetivo Específico
- Promover palestras sobre violência e agressividade.
- Ler e discutir textos sobre o tema trabalhado.
- Aplicar dinâmicas de aprendizagem para melhor a união da turma.
- Elaborar um mural informativo sobre a violência na escola.
Fundamentação teórica
O referido projeto foi fundamentado em renomados profissionais da área abaixo relacionados:
- Segundo o psicólogo social Paulo Carvalho, são vários os fatores que podem provocar os condutos agressivos por parte dos jovens no interior das escolas, entre os quais aponta, a desestruturação das famílias das quais as crianças são oriundas, de violência ou ainda, vindas de comunidades fechadas à sociedade com uma conduta própria.
Para o combate a estes conflitos, o especialista considera que a aposta tem de ser feita na prevenção, com um trabalho organizado na escola contudo, quando de ano para ano os professores mudam, tal trabalho, que tem de ser continuado e demora a assimilar, tem de começar do zero.
Ao mesmo tempo, considera que os pais têm de ser envolvidos no trabalho, já que é uma tarefa que tem de ser desenvolvida em casa.
Segundo a terapeuta Ivania Pimentel, “agressividade exagerada geralmente é sintonia de problemas mais graves”.
A criança com comportamento agressivo pode estar passando por situações especiais sem o devido apoio, como separação dos pais, nascimento de um irmão ou morte de alguém querido.
Ana Coelho Vieira Silva, professora do Departamento de Psicologia, afirma que “é fundamental que o aluo não seja estigmatizado nem acusado por atos agressivos”.
Se o professor grita e resolve os conflitos e em classe de maneira agressiva, o aluno pode reproduzir essas atitudes.
Segundo o professor de Filosofia Reinaldo Voltolini, “Uma das funções da escola é civilizar o indivíduo não sendo condescendente com a agressividade exagerada”.
...