A constituição do Estado Moderno e o avanço do Regime Disciplinar
Abstract: A constituição do Estado Moderno e o avanço do Regime Disciplinar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: abrantes21 • 14/6/2014 • Abstract • 220 Palavras (1 Páginas) • 582 Visualizações
Parte 3: A constituição do Estado Moderno e o avanço do Regime Disciplinar.
Leitura Obrigatória:
FIGUEIREDO, L.C.M. A gestação do espaço psicológico no século XIX: Liberalismo, Romantismo e Regime Disciplinar. Representação e Seus Avessos. In: A invenção do psicológico. Quatro séculos de subjetivação (1500-1900). São Paulo: EDUC: Escuta, 1996.
Leitura para aprofundamento:
BARROS, R. D. B.; JOSEPHSON, S. C.. A invenção das massas: a psicologia entre o controle e a resistência. In: JACO-VILELA, A. M.; FERREIRA, A. A. L.; PORTUGAL, F. T. (orgs.). História da Psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2007
FIGUEIREDO, L.C.M. Para além do estilo. Um lugar para a Psicologia. In: A invenção do psicológico. Quatro séculos de subjetivação (1500-1900). São Paulo: EDUC: Escuta, 1996.
Apresentação do tema:
Ainda que rechaçados e submetidos a uma estrita auto-vigilância, os aspectos excluídos do eu retornam sempre, extravasam do terreno íntimo e ameaçam as estratégias desenvolvidas para a manutenção de relações sociais estáveis e igualitárias.
Diante da falência dos dispositivos criados para garantir a separação entre as esferas públicas e privadas, assistimos a um progressivo fortalecimento do Estado, incumbido de inserir alguma ordem na vida social. A sociedade deve, a partir de então, ser administrada, com a imposição de leis heterônomas, que se imiscuem na livre decisão dos indivíduos e determinam o que o homem pode e deve ser.
...