A diferença entre totalitarismo e autoritarismo
Tese: A diferença entre totalitarismo e autoritarismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: altaircr • 7/11/2013 • Tese • 797 Palavras (4 Páginas) • 1.527 Visualizações
Distinção entre Totalitarismo e Autoritarismo
Totalitarismo
O estado totalitário caracteriza – se por absorver todas as manifestações da vida social e, até mesmo, individual. Nada lhe é estranho . Em tudo se ismicui.Desde o poder político até econômico e o social, passando pelo exercício das profissões, pela vida familiar, pela adoção da religião, pelo desenvolvimento cultural e artístico, pela vida familiar, pela organização do lazer do individuo e dos seus gostos e preferências em matéria de moda, nada refoge á sua competência.
Esta forma de estado não se confunde, necessariamente, com o Estado autoritário, que significa, apenas, que o poder político é exercido por uma minoria contra a vontade da maioria.
O Estado totalitário já existiu na Antiguidade (Os grandes Impérios foram disso um exemplo), como também, nos séculos XVII e XVIII, A Prússia, sob Frederico I, e a França sob os jacobinos, seriam exemplos dessa realidade. Contudo foi só no século XX que houve a eclosão dessa modalidade de Estado numa intensidade nunca vista no passado. O surgimento de ideologias tais como comunismo e o fascismo, assim como o desenvolvimento de técnicas de controle da opinião pública e dos meios de comunicação de massa, deu ao Estado a operacionalidade e a capacidade de atingir fortemente o meio sobre o qual atua. De qualquer forma, há algumas constantes em todo o totalitarismo: a existência de dogmas cuja a validade.
Isto nunca se viu na América Latina, com a única exceção do regime de socialismo "foquista" ou "castrista" implantado em Cuba a partir de 1959. Ali, a adoração do povo cubano por Fidel Castro somente encontrou paralelo no fanatismo norte-coreano em torno de Kim Il-Sung e seu filho e sucessor Kim Jong-il.
Este foi também o caso dos regimes comunistas (Ditadura Stanilista ) de estilo bolchevique, que procuravam, inclusive, moldar a consciência dos jovens ao modelo imposto pelo regime na antiga União Soviética e os regimes nazifacista instalado na Europa na Itália de Benito Mussolini( Fascismo ) e na Alemanha de Adolfh Hitler ( Nazismo)
Nos regimes totalitários, toda a iniciativa pessoal dos cidadãos deve ser canalizada para o Estado, que não reconhece a existência de nada que não seja ele mesmo. Esta concepção de governo foi criticada, pelo método de ser levada às útimas conseqüências.
Principais Características destes regimes
O Fascismo fundamentou – se nas seguintes idéias
Ideologia antidemocrática e contraria ao regime parlamentar. Subordinava qualquer tipo de liberdade invidual ao poder do Estado, dirigido de forma totalitária por um líder todo – poderoso ( o Duce ‘ aquele que conduz”) e um partido único.
Intervenção do Estado na economia, embora apoiasse também a empresa privada.
Domínio da sociedade pelo Estado mediante o controle da educação e da informação, asim como por meio da repressão daqueles que tinham opiniões diferentes.
Nacionalismo feroz e expansionista que exigia a criação de um império colonial para Itália.
O anticomunismo, que garantia a repressão das idéias revolucionárias e dissidentes
Culto a violência e ao militarismo, já que não se pretendia convencer o opositor, e sim elimina-lo.
...