A escolha entre o humor presidencial e o regime parlamentar
Artigo: A escolha entre o humor presidencial e o regime parlamentar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tayaneareas • 17/9/2014 • Artigo • 279 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
1 - Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.
O Presidencialismo é a forma de governo mais democrática, abrange as melhores formas para o nosso país, pois qualquer pessoa pode se candidatar, independente de raça, classe social e religião, desde que esteja em dia com a lei. Essa forma de governo já está enraizado de tal forma em nossa cultura que caso houvesse a mudança para o Parlamentarismo teria que haver uma Reforma Constitucional.
O líder do poder executivo, Presidente, é escolhido pelo povo, para mandatos de 4 anos, acumulando a função de chefe de estado e chefe de governo, aplicando resoluções democráticas e visando o bem de todos, o que no Parlamentarismo com a concentração do poder nas mãos deles, poderiam agir a partir de
interesses individuais sem medo de represarias ou serem trocados por outros através do voto popular
O Presidencialismo é melhor para o Brasil em vários pontos, começando pela forma de tomada de decisões, pelo país ser grande, bem diferenciado e com regiões com distintas necessidades, o tempo quanto a tomada de decisão é menor, pois quem decide é o Presidente, uma única pessoa que pode também vetar as decisões do Parlamento (Deputados) caso não seja a melhor para o país em geral.
Não se deve arriscar uma mudança para o Parlamentarismo expondo o país a riscos e sim aprimora o nosso Presidencialismo, porque o povo sempre tem e sempre terá o direito de escolher que irá representa-lo diante do mundo, e se o povo achar que essa “tarefa” não foi bem desenvolvida, ele pode escolher outro. Poder do povo!
...