ALCOOLISMO NA ADOLESCENCIA
Por: anoteai1 • 11/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.742 Palavras (7 Páginas) • 849 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
MARIA SÔNIA SILVA
Alcoólismo na adolescência
[pic 3]
Maceió/AL
2015
MARIA SÔNIA SILVA
Alcoólismo na adolescência
Trabalho do Curso Superior de Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de: Estatística e Indicadores Sociais; Processo de Trabalho e SSOC; Comunicação na Prática do Assistente Social.
Prof.(s). Amanda Boza Gonçalves, Clarice Kernkamp, Rodrigo Zambon.
Maceió/Al
2015
- JUSTIFICATIVA...........................................................................................04
- OBJETIVO GERAL E ESPECIFICO...........................................................05
- INTRODUÇÃO.............................................................................................06
- METODOLOGIA..........................................................................................09
- CRONOGRAMA..........................................................................................10
- ORÇAMENTO..............................................................................................11
- REFERÊNCIAS............................................................................................12
- RESULTADOS ESPERADOS.....................................................................13
10.REFERÊNCIAS............................................................................................14
JUSTIFICATIVA
O consumo de álcool é frequentemente nomeado como um grande problema de saúde pública, podendo interferir simultaneamente na vida pessoal, familiar, escolar, ocupacional e social. Apesar do desconhecimento por parte da maioria das pessoas, o álccol também é considerado uma droga psicotropica, pois ele atua ao nivel do sistema nervoso central provocando uma mudança no comportamento de quem o consome, além de ter potencial para dependência, sendo considerada questão de saúde pública no País. O álcool é um depressor do Sistema Nervoso Central (SNC) Cérebro, mais as primeiras sensações são de uma leve euforia, por isso a pessoa fica mais desinibida ou alegre. Após esse momento, vai se tornando sonolenta e com poucos reflexos, podendo com o aumento das doses, perder a conciência e entrar em coma.
Diante dessa problemática quais são as consequências que o uso abusivo de bebidas alcoólicas podem causar, os princinpais fatores e por que a bebida está cada vez mais na vida dos jovens.
Usar o serviço de saúde é um direito de todos, nenhum serviço de saúde pode recusar acolhimento à pessoa que estiver sob efeito de álcool ou outra droga.
A estratégia de redução de danos é amparada pelo artigo 196 da Constituição Federal, como medida de intervenção protetiva, assistencial, de promoção da saúde e dos direitos humanos: “A saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo sobre politicas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e outros agravos e ao acesso universal e igualitário a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação”.
OBJETIVOS:
Geral:
Concientizar os adolescentes sobre os riscos que o alcoól pode trazer a saúde
Especificos:
- Averiguar de que formas as familias estão sendo acompanhadas e como reage diante da problematica que se encontra os seus filhos.
- Mostrar as principais consequencias que o álcool pode causar
- Identificar as dificuldades e necessidades das familias
INTRODUÇÃO
Maceió é a capital de Alagoas, estado conhecido como “o paraiso das águas” eleito a capital americana da cultura de 2002, é uma cidade que se destaca por sua exuberante beleza natuaral e por seu monumento histórico com um notável conjunto arquitetônico. O artesanato também encanta os turistas de todo o mundo, mostrando trabalhos em palhas, madeira e cerâmica que chama a atenção pela riqueza de detalhe. Nesta mesma cidade de belas praias e lagos, também tem seus bairros perifericos se destacando com grande repercussão nos noticiários de jornais.
Infelizmente, o envolvimento de adolescentes com álcool e droga vem tomando grande dimensão nos últimos anos. Maceió se destaca com o número de homicídios a indivíduos com idade superior a 18 anos. Para melhor compreensão, o que dizer quando a educação puxa seu índice para baixo, o que falar quando os nossos governantes que são pagos com o nosso dinheiro, para fazer valer os nossos direitos se isentam. Com tamanho descaso por parte da política pública o profissional que trabalha nos centros de saúde tem suas queixas e decepções diante dos resultados que não vêem e não tendo soluções satisfatórias diante das mães que as procura em busca de internamento ou tratamento para seus filhos, se sentem fracassadas.
O uso e abuso desse verdadeiro “inimigo íntimo” do homem que é responsável por tantas desgraças pessoais, por tantos lares dissociados e infelizes, e por tantos crimes praticados por sua influência. Observa-se que frequentemente nas casas em que o alcoolismo contribuiu para separação de casal, o cônjuge alcoólatra, quando vem a se casar novamente escolhe para novo companheiro um alcoólatra também.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) do início do ano até agora, a quantidade de usuários de drogas assistidos pela rede triplicou. Só para se ter uma idéia, apenas o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas 24 horas (CAPs AD) Dr. Everaldo Moreira, localizado no Farol, vem atendendo a uma média de 80 pessoas por dia.
...