TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS Manifestações Politicas No Brasil

Trabalho Escolar: AS Manifestações Politicas No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  36.301 Visualizações

Página 1 de 5

As Manifestações no Brasil

Manifestação popular é uma forma de reivindicar melhores condições de vida e reivindicar certos atos. A manifestação no Brasil tem atraído milhares de pessoas para as ruas, pois os mesmos cobram dos governantes melhorias na educação, saúde, transporte além de lutarem contra a corrupção

e protestarem contra aprovações de algumas leis desfavoráveis a sociedade.

Estas manifestações demonstram a insatisfação do povo diante da situação em que o país se encontra. Alem dessas ultimas manifestações, como a da tarifa de transporte publico, muitas outras reivindicações vem de encontro com os interesses da população que de uma maneira geral quer atuar na conjuntura positiva da nação.

A educação e saúde são os temas mais citados nas passeatas onde as pessoas cobram dos governantes mais investimento e infra-estrutura nas escolas e hospitais. A revolta do povo em relação aos gastos com a copa do mundo enquanto os hospitais sofrem coma falta de médicos, leitos e remédios e escolas faltando professores, livros e prédios escolares em condições precárias.

Outra manifestação de impacto no Brasil foi da cura gay, da PEC 37, pois eram leis prestes a ser aprovada que causavam a indignação popular além de ferir os direitos dos homossexuais. A população protesta também em relação à corrupção por grande parte dos políticos.

Não é de hoje que o povo sai às ruas para exigir mudanças, protestar e mostrar sua opinião. Muitos grupos, como sindicatos e movimentos estudantis, sempre estiveram nas ruas para protestar, mas algumas manifestações tiveram maior adesão do povo como um todo e provocaram importantes mudanças no rumo do país. Um exemplo de manifestação impactante no Brasil foi as Diretas Já (1984) que reivindicava a volta das eleições presidenciais diretas no Brasil, e ocorreu entre 1983 e 1984, com o país há mais de 30 anos vivendo sob o regime militar. Dezenas de protestos aconteceram com a bandeira das Diretas Já, mais foi a manifestação realizada em 16 de abril, no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo, que entrou para a história. Cerca de 1.500.000 participaram do protesto pedindo a volta do regime democrático ao país. Até hoje, essa é considerada a maior manifestação popular da história do Brasil. Os resultados da pressão popular vieram poucos anos depois, com a aprovação de uma nova Constituição, em 1988, e eleições diretas para presidente em 1989.

Desse modo, tem-se que manifestações sociais, desde que na forma pacífica, possuem legitimidade e legalidade no Brasil configurando-se, assim, nítido exercício do direito constitucional da liberdade de expressão de seu povo. Sendo assim a liberdade de expressão é indispensável em qualquer país civilizado e democrático, podendo ser também verificada por via de manifestações pacíficas, pelas quais, os manifestantes expõem e pautam suas reivindicações no sentido de serem devidamente ouvidos em seus discursos onde demonstram suas insatisfações e objetivam assim, por direito, a pacífica solução das controvérsias expostas.

Além das ações positivas dos protestos, como todo lado bom tem seu lado ruim, nesta situação especifica aparecem os oportunistas nada pacíficos e pouco interessados em protestar, mas em utilizar da violência promovendo atos de vandalismo e depredação do patrimônio público e privado. Lamentavelmente, além dos danos materiais causados, esses anti-sociais também roubam a cena e ameaçam o caráter cívico das manifestações. Felizmente, há clara repulsa desses atos por conta dos manifestantes.

As manifestações que vem ocorrendo no Brasil desde o mês de junho do ano de 2013 são inéditas e não tem nenhuma semelhança com os movimentos políticos ocorridos nos séculos XIX e XX.

Alguns aspectos que diferenciam as manifestações atualmente são as redes sociais (Facebook, Twitter), elas atuam como grande articulador dos movimentos sociais, assim como a mídia independente por meio de blogs e comunidades virtuais, detém um papel importante para o fortalecimento da mobilização pública, divulgando informações, fotos e vídeos dos abusos policiais que a grande mídia não mostrava, além de difundir os protestos seguintes. Demonstrando dessa maneira, que não existe uma pauta clara de reivindicações, mas sim, várias delas agrupadas numa única manifestação. A partir de então, somaram-se outros pontos de insatisfação do cidadão brasileiro, como a precariedade dos serviços públicos (educação, saúde, segurança), a corrupção e os altos investimentos para a Copa do Mundo 2014, que esta gerando a maior onda nacional de protestos de todos os tempos.

A mobilização dos manifestantes, graças à Internet, é feita de maneira extremamente ágil e rápida. Lembrando que a maioria dos aparelhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com