ASSISTÊNCIA SOCIAL: ATUAÇÃO E O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO
Por: leticia126 • 2/3/2016 • Trabalho acadêmico • 5.240 Palavras (21 Páginas) • 268 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL NOTURNO À DISTÂNCIA
CLAUDIA SOARES DA SILVA
FRANCIELE CRISTINA DA SILVA GERMINARI
LEILA SANDRA PLÁCIDO BATISTA
LETÍCIA GOMES DA SILVA
NADYARA GABRIELA PRATIS
RAQUEL CAROLINE DE SOUZA ROMÃO.
ASSISTÊNCIA SOCIAL: ATUAÇÃO E O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO
Diagnóstico da Problemática Social do Município de Bela Vista do Paraíso
[pic 3]
Londrina – PR
2015
CLAUDIA SOARES DA SILVA
FRANCIELE CRISTINA DA SILVA GERMINARI
LEILA SANDRA PLÁCIDO BATISTA
LETÍCIA GOMES DA SILVA
NADYARA GABRIELA PRATIS
RAQUEL CAROLINE DE SOUZA ROMÃO.
ASSISTÊNCIA SOCIAL: ATUAÇÃO E O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO
Diagnóstico da Problemática Social do Município de Bela Vista do Paraíso
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social à VIRTUAL, para o Seminário Interdisciplinar, para as disciplinas de Estatíticas e Indicadores Sociais, Economia Política, Psicologia Social e Fundamentos Hist. Teóricos dos SSOC. II do 2º e 3º semestre Flex.
Prof.º Clarice da Luz Kernkamp, Sergio de Goes Barboza, Ana Carolina de Paula Athayde e Danillo Ferreira de Brito.
Londrina – PR
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ........
2. POLÍTICAS SOCIAIS E QUESTÃO SOCIAL NO CONTEXTO BRASILEIRO.
2.1 Serviço Social: a política de assistência social no Brasil
3. OS INDICADORES SOCIAIS DA CIDADE DE BELA VISTA DO PARAÍSO: DIAGNÓTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL........................................................
3.1 Assistência Social: atuação e o atendimento à população.
4. CONCLUSÃO ..................................................................................................
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Os estudos sobre políticas públicas são de extrema importância para o recente cenário sócio-político e econômico brasileiro, sobretudo quando se considera crescente a preocupação em “saber” das políticas e melhorar seu processo de elaboração.
A vida social encontra-se reprimida à medida que o tempo passa, ao poder e objetivos de acúmulo do capital. Com isso, as relações sociais passam por transformações, que a coloca na ordem do dia a necessidade de conhecer as múltiplas determinações da realidade. Do ponto de vista da formação e do exercício profissional, as questões a serem refletidas e aprofundadas pelo Serviço Social se encontram no campo da economia, da política e da cultura.
A qualidade do exercício da profissão de assistente social, que garante o atendimento às necessidades e interesses da população, é muito importante numa época em que a humanização da vida esbarra com o consumismo.
Durante o capitalismo o Estado passou a assumir algumas responsabilidades sociais, porém, sem a finalidade de garantir o bem comum, mas para manter a ordem, por meio de ações repreensivas.
Nesse contexto, o presente trabalho busca apresentar algumas considerações a respeito das políticas sociais e a questão social brasileira, realizando um breve relato sobre o Serviço Social e a atuação do assistente social, que nos faz refletir a respeito das diferentes configurações assumidas pelo Estado durante o capitalismo e, das respostas dadas ao enfrentamento da questão social.
Sobretudo, o objetivo principal deste trabalho é apresentar um diagnóstico da problemática social do município de Bela Vista do Paraíso e a importância dos indicadores sociais diante dos processos históricos das políticas sociais brasileiras, assim como, a atuação da Assistência Social e o atendimento à população.
- POLÍTICAS SOCIAIS E QUESTÃO SOCIAL NO CONTEXTO BRASILEIRO.
No Brasil as políticas sociais estão diretamente ligadas as condições vivenciadas pelo País em níveis sociais, políticos e econômicos. Em alguns momentos, é vista como mecanismo de manutenção da força de trabalho, em outros, como uma consquista dos trabalhadores, ou como doação das elites dominantes, e ainda como meio de garantir o aumento da riqueza ou dos direitos do cidadão (Faleiros, 1991, p.8).
O Serviço Social como profissão, deve ser entendido a partir das configurações expressas pelas relações estabelecidas pela sociedade capitalista.
Portanto, o Serviço Social é uma das profissões responsáveis pelo intermédio entre o Estado, burguesia e a classe trabalhadora na implantação e implementação das políticas sociais destinadas a enfrentar a “questão social”, que teve surgimento na segunda metade do século XIX.
O estudo sobre as políticas sociais têm muitos caminhos a serem percorridos, porém, na área do Serviço Social, vem ampliando sua importância na medida em que têm-se contituído táticas fundamentais de enfrentamento das manifestações da questão social na sociedade capitalista atual. Não se pode afirmar especificamente o período de surgimento das políticas sociais, mas sabe-se que sua ascensão se deu em meio ao capitalismo com a Revolução Industrial, das lutas de classe e do desenvolvimento da intervenção estatal.
O histórico de estudos das políticas sociais marca a necessidade de pensar em conquistas e concessões, a partir de uma totalidade, sendo fruto da dinâmcia social, da relação de diversos atores, em diferentes espaços em busca de interesses e relações de força distintos.
A política social[1] surge no capitalismo com os movimentos operários a partir do século XIX, com o surgimento dessas mobilizações populares é que ela é compreendida como estratégia governamental. A Revolução Industrial na Inglaterra trouxe consequências para o Brasil, como a urbanização acentuada, o aumento da taxa de natalidade, criando a consciência política e social, organizações proletárias, sindicatos, cooperativas na busca de acolher o público e as primeiras ações sociais. Nesse momento inicia-se o conflito entre os interesses do capital e o do trabalho.
...