ATIVIDADE PROPIEDADE INTELECTUAL
Por: biblio economia • 4/4/2019 • Trabalho acadêmico • 363 Palavras (2 Páginas) • 99 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
BIBLIOTECAS ARQUIVOS E MUSEUS DIGITAIS
PROFESSORA: LORENA TAVARES DE PAULA
ATIVIDADE PROPIEDADE INTELECTUAL
Escolha uma biblioteca, arquivo ou museu digital e faça as seguintes análises:
Nome da instituição a qual a biblioteca, arquivo ou museu digital está vinculada.
Biblioteca Nacional Digital - Fundação Biblioteca Nacional
Domínios de conhecimento cobertos:
Documentos históricos e culturais relacionados ao nosso país.
Que tipo de informação é organizada (acervo)? Como ela está organizada?
Há diversos tipos de tipologias e suportes, dentre eles: documentos cartográficos, iconográficos, manuscritos, bibliográficos, periódicos, fotografias, partituras e sonoros.
Quais são os usuários potenciais do ambiente escolhido? O usuário interage diretamente com o sistema (auto-arquivamento) ou há a assistência de algum intermediário?,
Qualquer pessoa pode acessar e fazer uso dos recursos da biblioteca, desde pesquisadores a estudantes e público leigo. O usuário interage diretamente com o sistema, podendo fazer pesquisas diretamente na plataforma e acessar os materiais disponíveis.
Qual licença de autoria é utilizada?
Grande maioria das obras está em domínio público, ou seja, de acesso livre.
Algumas obras protegidas pela lei de direito autoral só são disponibilizadas seu acesso parcial, sendo o acesso completo somente nas dependências físicas da biblioteca.
Você considera adequado o uso dessa licença diante do tipo de acervo e instituição mantenedora? Justifique sua resposta.
Acho muito importante o livre acesso dos documentos de domínio público, pois como a proposta da biblioteca é de preservar a memória cultural de nosso país e disponibilizar o acesso de forma ampla, a existência da biblioteca digital vem para tornar essas questões em realidade e documentos que narram a trajetória do nosso país, sociedade deve sim ser de livre acesso. Ao ponto que, a biblioteca restringe o acesso de certos documentos que são protegidos por Copyright pelos seus autores, devido a lei de direitos autorais disponibilizando o acesso somente nas dependências físicas da biblioteca, a meu ver, considero coerente a postura respeitando a opção do autor de se promover o acesso aos documentos somente fisicamente, no qual assim, se resguarda do uso indevido e comercial por terceiros de suas obras, porém, dificultando o acesso de quem não pode se descolar até a biblioteca física, que infelizmente limita o acesso amplo das informações contidas na biblioteca.
...