Fatores Internos De Uma Empresa
Ensaios: Fatores Internos De Uma Empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anacarla16 • 25/10/2013 • 888 Palavras (4 Páginas) • 1.502 Visualizações
Ao observar uma empresa é importante ter uma visão ampla de todos os aspectos que influenciam nos resultados. Nas confecções, isso não é diferente: a empresa está inserida num mercado, depende de fornecedores e clientes, e tem concorrentes. Tudo que se refere ao mercado - ou seja, aos fornecedores, clientes e concorrentes - são fatores externos: aspectos que não fazem parte da rotina da confecção.
Internamente, deve-se observar toda a organização empresarial envolvida, a estrutura produtiva, os recursos humanos, os recursos financeiros, as estratégias de vendas e marketing, os controles administrativos - todos os detalhes do funcionamento da confecção. Tudo que se refere ao funcionamento de uma confecção e pode ser controlado pelas decisões dos proprietários são fatores internos.
As finanças de uma empresa são os resultados obtidos a partir das ações da empresa diante do inter-relacionamento dos seus fatores internos e externos. A competitividade também exige que as empresas atentem para uma boa gestão e controle dos recursos internos. É importante que acompanhem com seriedade as mudanças, tendências e informações do mercado consumidor, fornecedor e concorrente.
É próprio do mercado, seja ele qual for, realizar mudanças contínuas, seguindo novas tendências, assumindo formas diversas. Para poder atuar nele, é preciso conhecer as suas bases.
Fatores externos
O mercado está estruturado em três pilares básicos: o mercado consumidor (o cliente), o mercado fornecedor e o mercado concorrente. É verdade que eles funcionam em plena integração, mas é muito importante entender bem a função e a especificidade de cada um deles para agir com propriedade.
A avaliação do mercado toma como base a definição do segmento em que uma empresa pretende atuar.
Mercado consumidor
O mercado consumidor é representado pelas pessoas ou empresas interessadas nos produtos ou serviços que um empreendimento oferece - e, dessa forma, dele se tornam clientes.
O mercado consumidor primário da indústria de confecção pode ser dividido em lojistas, magazines e lojas de departamento de moda. Ampliando essa categoria há também o mercado consumidor secundário, determinado de acordo com a estrutura e tipo de segmento escolhido pelo empresário. Isso mostra, por exemplo, que é possível adotar a estratégia de vender também para o consumidor final, aquele que vai utilizar a peça confeccionada - além de vender para os lojistas através de uma loja própria.
Alguns aspectos importantes a serem observados na análise do mercado consumidor:
- Definição do publico alvo;
- Distribuição geográfica dos clientes;
- Fatores decisivos no momento da compra;
- Tamanho do mercado consumidor;
- Perspectivas de crescimento.
Mercado concorrente
O mercado concorrente é composto pelas pessoas ou empresas que oferecem produtos e/ou serviços iguais ou similares, atendendo ao mesmo público e atuando na mesma região.
É possível aprender muito com a avaliação da concorrência. Por isso, é importante saber quem são, quantos são e como atuam no mercado. Deve-se analisar não apenas quantitativamente (quantidade de concorrentes), mas também qualitativamente (como são estes concorrentes).
Analisando a concorrência, é possível identificar formas de atuação que atendam às necessidades dos clientes que não estejam sendo atendidas, identificar novos mercados que podem ser atendidos, aprimorar estratégias de comercialização e atendimento, entre outras oportunidades.
Alguns aspectos importantes a serem observados na análise do mercado concorrente:
- Identificação dos concorrentes;
- Tamanho dos concorrentes;
- Avaliação dos pontos fortes e fracos dos concorrentes;
- Comparação estratégica da empresa em relação a concorrência.
Mercado fornecedor
O mercado fornecedor é representado pelas organizações e indivíduos que proveem os recursos necessários para que uma empresa e seus concorrentes possam produzir bens e serviços.
Alguns aspectos importantes a serem observados na análise do mercado fornecedor:
- Lista de matérias-primas e mercadorias necessárias para o funcionamento da empresa;
- Identificar os fornecedores;
- Distribuição geográfica;
- Condições de negociação;
-
...