TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Cap 6

Ensaios: Adm Cap 6. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 7

1.Defina o conceito de organização. Qual é a importância da estrutura organizacional? O que mostra um organograma?

Definir-se organização por um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente,mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo pré-determinado, liderados ou não por alguém com as funções de planear, organizar, liderar e controlar. A estrutura organizacional é de grande importância para empresas de pequeno, médio, e principalmente, grande porte, pois fazer uma distribuição de cargos para uma quantidade excessiva de funcionários é necessárioter critérios de avaliação para comandar certo departamento e certa função. Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização.

2.Em que consiste o processo de organização?

Organizar é o processo de dispor qualquerconjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos pretendidos. O processo administrativo da “organização” tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas, segundo algumcritério ou princípio de classificação. Um conjunto organizado segundo algum tipo de critério é uma estrutura.

3.O que é a amplitude de controle e que fatores influenciam sua extensão?

Refere-se ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada. Diversos fatores influenciam na amplitude administrativa de uma organização, os quais podem ser divididos em quatrogrupos: características do chefe, características dos subordinados, características organizacionais e natureza das tarefas a serem realizadas.

4.Quais sãos as formas de departamentalização mais comuns nas organizações e quais suas vantagens e desvantagens?

As formas de departamentalização mais comuns são:

– departamentalização funcional;

– departamentalização por produto;

– departamentalização por cliente;

– departamentalização geográfica ou territorial;

– departamentalização por processo.

As vantagens é que a empresa fica divida por departamentos, e com isso melhora o atendimento e os lucros.Já as desvantagens, podem ser quando os departamentos não são unidos, e agem como independentes entre si.

5. Contraste centralização e formalização.

Como esses elementos influenciam outros elementos estruturais ou são influenciados por eles? Da mesma forma que se verifica uma tendência para a descentralização, também s e observa uma tendência de redução do grau de formalização nas

organizações contemporâneas. A excessiva formalização limita a flexibilidade, a criatividade e a rapidez de resposta, competências consideradas essenciais para as organizações modernas. No entanto, tal como todos os outros elementos do processo de organização, algum tipo de formalização é indispensável para alcançar os propósitos organizacionais.

6. Qual a diferença entre autoridade e poder? Quais são os tipos de poder que você conhece? Quais são suas manifestações na estrutura organizacional?

Autoridade é o direito de decidir e de dirigir outros na execução de tarefas tendo em vista a persecução dos objetivos da organização, ou seja, o direito de organizar e dirigir o uso de recursos à sua disposição. Poder é a capacidade de exercer influencia, ou seja, a capacidade para alterar o comportamento de uma pessoa. Tipos de Poder: • Poder coercitivo: deriva da percepção do receptor sobre a capacidade do detentor de poder punir ou recomendar sansões. Quando isso acontece, as pessoas podem modificar seu comportamento por receio de serem castigadas. • Poder de recompensa: variante positiva do poder coercitivo, já que resulta da capacidade de recompensar os outros, influenciando o comportamento destes pelo controle de sistema de retribuição. • Poder legitimo: decorrente da posição hierárquica detida, ou seja, da posse de autoridade formal. • Poder referente: associado a uma imagem

altamente favorável, o que faz com que os outros acreditem e admirem suas idéias. • Poder de competência: resulta de competências, conhecimentos e aptidões distintivas. Manifestações do poder nas estruturas organizacionais: A estrutura informal das organizações: o espaço para a manifestação espontânea das relações de poder, além da autoridade formal definida na estrutura formal da organização, é a estrutura da organização informal. Nas organizações formais reside a autoridade, um poder de influencia com base na posição hierárquica; já as organizações informais fazem uso do poder, entendido como a capacidade real de influencia. A estrutura política das organizações: Política pode ser definida como o processo de mobilizar poder em determinado contexto, seja este publico ou organizacional. Existem coalizões políticas dentro das organizações que têm agendas e posições concorrentes sobre as decisões que devem ser tomadas. A ilegitimidade da autoridade formal: Autoridade, estrutura, ideologia, cultura e técnica estão saturadas e imbuídas de poder, mesmo que a literatura gerencial considere a face oculta do poder da estrutura formal da organização como algo aceito e legitimo

7. Em que consiste uma estrutura funcional? E uma estrutura divisional? Quais são as principais diferenças e semelhança entre elas?

A estrutura funcional é resultado do critério de departamentalização mais lógico e intuitivo, já que se refere à agregação de tarefas de acordo com a função organizacional. Dessa forma, trata-se de um critério de agrupamento baseado na similaridade das tarefas, habilidades, uso de recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função. A estrutura divisional agrega as tarefas em diferentes unidades semi-autonômas segundo o objetivo para o qual concorrem: produtos mercados ou clientes. Enquanto as estruturas funcionais são organizadas de acordo com os recursos necessários para que a organização produza bens ou serviços, as estruturas divisionais são organizadas em função dos resultados. Dessa maneira todo o recurso necessário para produzir um produto ou servir um cliente encontra-se em cada uma das divisões. A estrutura divisional produz melhores resultados quando os objetivos organizacionais enfatizam uma ação coordenada para satisfazer os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com