Adm De Produçao
Dissertações: Adm De Produçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: naldotronic • 27/9/2013 • 4.801 Palavras (20 Páginas) • 368 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES.
Atividades Práticas Supervisionadas – Administração da Produção e Operação apresentado para a banca examinadora da Faculdade de Administração da Anhanguera Educacional, como requisito parcial aprovação na disciplina de Administração da Produção e Operações sob orientação do Professor Tutor Presencial Marcos Rueda Guzman e Professor. EAD. Luiz Manuel Palmeira.
SOROCABA
2013
Resumo
Neste trabalho apresentaremos conceitos de previsão e demanda da empresa pesquisada que é a ZF, através de pesquisas do capítulo 7 que relata os conceitos e funções do planejamento, da programação e do controle de produção e também do capítulo 8 que relata a previsão de vendas, elaboraremos uma lista de perguntas em cima desses temas. No capítulo 10 do PLT, que relata o planejamento agregado faremos um resumo das principais informações e elaboraremos o planejamento agregado da empresa pesquisada. Logo em seguida faremos um breve resumo do capítulo 11 que relata o Planejamento da Produção, que através dessa pesquisa vamos elaborar um quadro/tabela com os produtos necessários para o processo produtivo da empresa ZF, e em seguida elaboraremos também uma planilha, com os tempos de programação de aquisição dos materiais necessários. E ao final deste trabalho produziremos um modelo de Planejamento das necessidades de capacidade, ao concluímos este trabalho esperamos ter um conhecimento maior sobre todos esses temas citados.
‘
SUMÁRIO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
1.1 INTRODUÇÃO
Introdução
A Administração de Produção e Operações é uma área instigante e que tem mudado bastante nas últimas décadas em três principais sentidos: tornou-se mais estratégica, à medida que fica cada vez mais claro o seu potencial de contribuição para o desempenho competitivo das organizações em que se inserem; ampliou seu escopo de atuação, de exclusivamente fabril, para um escopo que inclui a gestão dos tão importantes serviços - não só em relação às empresas tradicionalmente consideradas "prestadoras de serviços", como os hospitais e as companhias aéreas, mas também em relação às parcelas crescentes de serviços que as empresas manufatureiras têm oferecido aos seus clientes como forma de se diferenciarem da concorrência; mais recentemente, estendeu seu horizonte de preocupações, da gestão apenas de unidades operacionais (as fábricas individuais, as unidades individuais de prestação de serviços) para a gestão de redes de unidades operacionais interativas, as chamadas "redes de suprimentos".
As atividades desenvolvidas por uma empresa visando atender seus objetivos de curto, médio e longo prazo se inter-relacionam, muitas vezes, de forma extremamente complexa. Como tais atividades, na tentativa de transformar insumos, tais como matérias-primas, em produtos acabados e/ ou serviços, consomem recursos e nem sempre agregam valor ao produto final. É objetivo da Administração da Produção/Operações a gestão eficaz dessas atividades. Dentro desse conceito, encontramos a Administração da Produção/Operações em todas as áreas de atuação dos diretores, gerentes, supervisores e/ou qualquer colaborador da empresa.
Etapa 01
Efetuada pesquisa nos capítulos 7 e 8 do PLT e feita a leitura do artigo recomendado. Sendo a informação absorvida utilizada para lista de perguntas exigidas no passo 2.
Resumo capítulo 7
Conceito e funções do planejamento, da programação e do controle da produção
A estratégia da manufatura e o sistema de PPCP¹ (Planejamento, Programação e Controle da Produção)
A estratégia da manufatura é um conjunto de decisões visando atingir desempenho em critérios competitivos alinhados aos objetivos da empresa. Para o estudo da estratégia da manufatura, serão abordados dois elementos: os objetivos e as áreas de decisão.
As áreas de decisão são caracterizadas por um conjunto de decisões que se referem à estrutura e infra-estrutura.
O sistema de PPCP, é uma área de decisão da manufatura, cujo objetivo corresponde tanto ao planejamento como ao controle dos recursos do processo produtivo a fim de gerar bens e serviços.
O sistema de PPCP e os objetivos estratégicos da manufatura, que aborda a relação entre:
• As decisões do sistema de PPCP e os critérios competitivos da manufatura;
• As decisões do sistema de PPCP e as demais áreas de decisão da manufatura;
• As decisões do sistema de PPCP e as demais funções da empresa.
As decisões do PPCP nos sistemas de produção descontínuos.
As decisões no sistema de PPCP referem-se às atividades básicas de planejar e controlar e podem ser divididas de acordo com: o horizonte de planejamento; as perguntas a serem respondidas; os ambientes de manufatura; a operação do sistema de PPCP.
A estrutura geral do sistema do PPCP
Na manufatura discreta, o sistema de PPCP é função dos ambientes de manufatura que podem ser visualizados sob o aspecto do ponto de desacoplamento ou CODP – customer order decoupling point, que é o ponto a partir do qual o material é identificado com um pedido especifico de um determinado cliente.
Ambientes de manufatura, podem ser classificados como:
MTS: fabricação para estoque
...