Ambiente
Artigo: Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jenniferoliveira • 9/3/2015 • 1.095 Palavras (5 Páginas) • 179 Visualizações
Coreia do Sul
Bandeira da Coreia do Sul
DADOS PRINCIPAIS:
Área: 99.237 km²
Capital: Seul
População: 48,3 milhões (estimativa 2009)
Moeda: Won sul-coreano
Nome Oficial: República da Coreia
Nacionalidade: sul-coreana
Data Nacional: 15 de agosto (Dia da Independência).
Governo: República presidencialista
Presidente da República: Park Geun-hye
Divisão administrativa: nove províncias, seis cidades metropolitanas e uma capital (Seul).
Brasão de armas da Coreia do Sul
GEOGRAFIA:
Mapa da Coreia do Sul
Localização: Leste da Ásia
Cidade Principais: Seul, Pusan, Taegu, Inch'on e Taljon.
Densidade Demográfica: 486 hab./km2
Fuso Horário: + 12h
Clima: Temperado continental
DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:
Composição da População: coreanos 99,8% e chineses 0,2%.
Idioma: coreano (idioma oficial)
Religião: cristãos 26,5% (protestantes 19,7%, católicos 6,8%), budistas 23,3%, confucionistas 0,4%, wonbulgyo 0,2%, chundo kyo 0,1%, sem filiação 48,9% e outras religiões 0,6%
IDH: 0,909 (Pnud 2012) - desenvolvimento humano muito alto
ECONOMIA:
Produtos Agrícolas: arroz, cevada, milho, batata e frutas.
Pecuária: bovinos, suínos e aves.
Mineração: minério de ferro, carvão mineral, zinco, chumbo, calcário, prata e ouro.
Indústria: máquinas, equipamentos de transporte, equipamentos eletrônicos, informática, naval, química, siderúrgica, alimentícia, têxtil.
Renda per capita: US$ 32.400 (estimativa 2010)
PIB: US$ 1,61 trilhão (estimativa 2012)
RELAÇÕES INTERNACIONAIS:
- Apec, Banco Mundial, OCDE, FMI, OMC e ONU.
CURIOSIDADES SOBRE A COREIA DO SUL
O nome oficial do país é República da Coréia.
A capital da Coréia do Sul é Seul.
O primeiro reino da Coréia (que, apesar de nos dias atuais ser separada politicamente em duas Coréias, é formada por uma só etnia) foi fundado no ano de 2.333 a. C., aproximadamente.
Antes de ser invadida pelo Japão no início do século XX, a Península da Coréia era dominada pela China.
A Península da Coréia foi anexada pelo Japão em 1905. Com a derrota das forças japonesas na Segunda Guerra Mundial, a Coréia foi dividida em dois países: Coréia do Sul (capitalista) e Coréia do Norte (comunista).
Tanto a Coréia do Norte (ocupada pelos soviéticos no final da Segunda Guerra) quanto a Coréia do Sul (ocupada pelos Estados Unidos e aliados) reinvidicaram a soberania sobre toda a Península da Coréia, o que deu origem a futura Guerra da Coréia.
A Guerra da Coréia matou mais de 3 milhões de coreanos.
Efetivamente, a Guerra da Coréia nunca acabou. Na prática, Coréia do Norte e Coréia do Sul ainda estão em guerra, pois nunca assinaram um tratado de paz.
Coréia do Norte e Coréia do Sul são divididas por uma extensa faixa de terra chamada de Zona Desmilitarizada. Apesar do nome, a Zona Desmilitarizada é vigiada por soldados, binóculos e câmeras 24 por dia. Ela também é cercada por arame farpado.
A divisão da Coréia em dois países separou milhares de famílias. Os reencontros de parentes (muitas vezes televisionados) são marcados por forte emoção (ou seja: são marcados por muitas lágrimas).
Imagine como seria uma sopa de cachorro. Para nós, ocidentais, esse prato é uma tremenda cachorrada. Mas, entre os coreanos, o cão é considerado energético e, de acordo com as crenças locais, melhora o desempenho sexual dos homens. Além da carne de au-au, a sopa leva legumes e tem um cheiro forte, principalmente por causa do tempero - em geral, especiarias como açafrão, cravo e canela.
Outra “iguaria” muito apreciada nas duas Coréias é o sannakji. O sannakji é um polvo consumido ainda vivo. Os coreanos recomendam mastigá-lo bastante para que os tentáculos não grudem na boca e não matem a pessoa por asfixia.
O McDonald’s adaptou seu cardápio à cozinha de diversos países - os sanduíches levam ingredientes locais. Um exemplo é o coreano Burger Bulgogi, um sanduíche feito com carne de porco marinada.
Os coreanos apreciam uma bebida doce e leitosa feita a partír da fermentação do arroz chamada makkoli. Outra bebida bastante apreciada na peninsula coreana é o soju, um destilado feito de arroz com variações produzidas com trigo, cevada, batata e batata-doce. Feito com frutas como a framboesa, o bokbunja é uma espécie de vinho coreano.
Apesar de ser um país de longa tradição budista, a maior parte dos sul-coreanos é cristã.
A cinco maiores cidades sul-coreanas são Seul, Busan, Daegu, Incheon e Gwanju.
A Coréia do Sul possuiu o maior
...