Analise Critica Do Programa CQC
Monografias: Analise Critica Do Programa CQC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FernandoICE_X • 22/11/2014 • 954 Palavras (4 Páginas) • 460 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ciências Sociais
NOME Fernando Cordeiro Caetano
RA 8738109741
Atividade Colaborativa
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ciências Sociais
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ciências Sociais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação da Atividade Colaborativa, sob orientação do(a) tutor(a) (inserir nome completo).
Introdução
(descrição do programa escolhido)
- CQC ( Custe o Que Custar).
- Band.
- Jornalismo e Entreterimento.
- O programa trata os fatos políticos, artísticos e esportivos da respectiva semana com pitadas satíricas e humorísticas, brincando com as informações. Um trio de apresentadores apresenta as notícias de modo diferenciado e os repórteres abordam pessoas públicas, como políticos, celebridades e jornalistas com perguntas pouco discretas e convenientes a fim de promover as mais inesperadas reações, de certo modo fazendo jus ao nome do programa.
Análise crítica do programa
Os programas de humor dominam grande parte do público dos telespectadores, e de forma inteligente vem entretendo boa parte das pessoas, com isso ganhando vários fãs, um deles é o programa da Band, CQC (Custe o que Custar).
O programa é exibido toda segunda-feira a partir das 22:10 com média de duração de 2h e meia, com o elenco que conta com :Marcelo Taz, Dani Calabresa, Marco Luque, Rafael Cortez, Oscar Filho, Felipe Andreoli e etc, o programa é voltado para diversos públicos, combinando humor e jornalismo, o programa de humor já conquisto muitos jovens e adultos pelo pais.
O jornalismo humorístico demonstra um grande índice de audiência. No caso do CQC, audiência em São Paulo tem uma estimativa de quatro a cinco pontos no Ibope, o que representa entre 222 mil e 277, 7 mil televisores ligados. Além de entreter o telespectador encontra no final de sua segunda-feira um resumo de noticias da semana.
Com quadros que mostram eventos e festas de celebridades, como também o quadro “Proteste Já” que é o quadro forte do programa, que aborda os problemas de algum bairro denunciado pelo povo, que o programa cobra as medias direto dos políticos responsáveis pela região, o quadro “Top Five” aborda 5 acontecimentos em qualquer outra transmissora que não foi planejado gerando humor, outro quadro interessante é “CQTest” onde é medido o conhecimentos de algumas celebridades com perguntas elaboradas pela produção, Já o “ O Povo quer Saber” as perguntas são elaboradas por meio de entrevistas com o público.
Mas desde sua estreia em 2008, o programa se envolveu em diversas polemicas criticado diretamente por muitos jornalistas, que afirmam que o CQC é um programa de finge fazer jornalismo, durante uma visita da secretaria dos EUA, Hillary Clinton, o repórter Maurício Meirelles foi ameaçado pelos jornalistas por tentar entregar uma mascara, no fim da reportagem no programa, o apresentador Marcelo Taz, fez um discurso:
“O CQC estava credenciado. A coletiva durou 40 minutos, a gente esperou os 40 minutos para fazer essa pequena brincadeira. Hillary já tinha sorrido para nossa câmera. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal está querendo propor agora restrição à liberdade do CQC cobrir a política em Brasília. (…) Toda semana, o CQC tá no Congresso (…) e a gente acredita que já mostramos aqui deputados reconhecendo que tiveram oferta de propina, já jogaram no bicho. Será que é hora do Brasil voltar a restringir liberdade de imprensa? Aliás, falaram ‘humor e jornalismo não se misturam’. (…) O Brasil tem jornalistas brilhantes que fazem jornalismo com humor. Será que é hora de jornalistas pensarem em restringir a liberdade de imprensa, no nosso país? (…) Vocês podem tentar calar um programa, mas no dia seguinte, isso pode acontecer com você, com você”,
E olhando e apontado para as câmeras do
...