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Análise do Documentário martírio é conceitos de Marx

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.059 Palavras (13 Páginas)  •  224 Visualizações

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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1][pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

Faculdade de Formação de Professores

Departamento de Ciências Humanas

Licenciatura em História

Sociologia Geral

Prof: Dr. Gustavo Villela

Alunos: Gabriel Sant’Anna da Silveira, Wanderson Bonifacio e Wbemar Rayff da Silva

São Gonçalo, 31 de março de 2018

INTRODUÇÃO

O documentário “Martírio” produzido pelo antropólogo Vicent Carelli lançado no ano de 2016, tem como principal objetivo trazer a tona a discussão sobre  o papel do índio no Brasil, e destaca sua importância, com um foco nas tribos Guarani Kaiowá , onde  nos mostra como está sendo a luta desse povo pela retomada de suas terras,  tidas como território sagrado. As filmagens começaram a ser produzidas em 1980 registrando o início da organização do movimento e,  mais de 20 anos após o início das filmagens ele retorna aos assentamentos posterior aos diversos relatos de assassinatos de diversas lideranças indígenas por fazendeiro e o descaso do governo com relação a situação dos indígenas e os diversos suicídios decorrentes as precária situação pela qual eles estavam  passando. Tentando buscar  a origem desse conflito, Vicent Carelli nos mostra como se deu início a atual distribuição de terras no país, “historicizando” o conflito pela terra . Segundo o autor o problema da terra do povo Kaiowá começa  após a vitória do Brasil na  guerra do Paraguai , na qual o Brasil sai como um dos vencedores e ganha do Paraguai – derrotado na guerra – terras , cujo a localidade é o que consideramos  hoje parte do mato grosso do sul. O Império na sede de ocupar esse novo território e acabar de vez com as línguas tupi e castelhano, desconsidera totalmente os direitos a essas terras desconsidera totalmente os direitos a essas terras aos Guarani Kaiowá, em seguida começa a exploração da erva matte no território indígena desconsiderando o tratado de terras indígenas da época que não poderiam ser arrendadas, em 1910 surge o SPI que tenta pacificar as relações entre os índios e os não índios para permitir a colonização do restante do país e afastar os índios dos seus costumes desprestigiando os líderes indígenas. o SPI tentava introduzir os índios um processo de aculturação, com o discurso de homem branco civilizador , tentando inserir ao índio uma nova organização social. A escola tinha um papel primordial neste processo, porque a escola que faria o processo de aculturação, inserindo as bases de uma nova organização ao futuro das tribos ,as escolas tinham como objetivo eliminar a língua original e ensinar o índio a trabalhar segundo a perspectiva do homem branco,  o SPI também era responsável por delimitar  o espaço onde os indígenas deveria estar, assim causando a expropriação de terras indígenas ( em solo considerado sagrado e com forte carga de identidade)  e tornando os índios  mão de obra barata,  forçadas a migrar por aqueles espaços delimitado pelo SPI se tornado áreas de exílio e confinamento.

Em 1940 Vargas incentiva a expropriação do território Guarani Kaiowá com o intuito de desenvolver o país criando colônias agrícolas. O Presidente ao encerrar o contrato com a companhia matte e libera as terras para apropriação ao mesmo passo que ignora totalmente os povos originários, contrariando a constituição, força os indígenas a migrar para a reserva de doutorado, aumentado assim os conflitos entre os colonos com os índios que se recusaram a sair daquele território. Durante a ditadura militar é criada a FUNAI e a guarda indígena, treinada por militares,  para fiscalizar o território delimitado, foram ensinados da maneira mais torpe deixando então, assim como no país,  uma marca de horror nas aldeias com torturas, espancamentos, e estupros . Com as ações execráveis , a guarda indígena teve  que ser finalizada, no entanto em 74 na ditadura, o governo volta a ter planos para os  Guarani Kaiowá, e, é a reabilitação do projeto do SPI , que é “civilizar” e emancipar os indígenas tornando eles “não mais indígenas”, e por deixarem de serem índios, perderiam o direitos às terras, repercutindo até 88 na nova constituição que não queria dar direitos a terras aos índios , já em grande nível de aculturamento.

DESENVOLVIMENTO

Classe

Logo no início do documentário Vicent nos mostra uma reunião entre os Kaiowa a qual um deles se queixa sobre o capitalismo, e mais pra frente do documentário é possível ver mais detalhadamente o que eles conversam. Essa parte nos mostra comos os Kaiowa e Guarani sabem com que tipo de situação estão enfrentando, e buscam soluções para combater aquilo que destroem o seu território e sobretudo a sua cultura. Trazendo o Conceito de Classe de Marx, é o seu principal ponto de partida, pois por esse conceito formula toda a sua teoria. Para Marx a luta de classes é o que move toda a história. De uma forma mais abrangente, o conceito de classe pode ser traduzido como um coletivo de pessoas que possuem situações culturais, sociais e econômicas em comum. Mas também o acesso aos meios de produção, os meios de produção estão relacionados com a produção dos bens de consumo que estão presente em determinada sociedade. Com isso a luta de classes é o principal fator das mudanças sociais, recairia sobre as discrepâncias materiais. A invasão no congresso por partes dos indígenas nos mostra uma tentativa para defender a sua categoria, ou classe. Assim como a exposição da Kátia Abreu que dialoga sobre os grandes produtores da agropecuária e agronegócio defendendo os seus interesses no congresso. Onde as questões indígenas ou ambientais são irrelevantes, sempre com a justificativa que as terras foram compradas e os nativos atrapalham a economia, pois o agronegócio representa uma boa parte do PIB brasileiro.

Processo acumulação primitiva no documentário

Para Marx acumulação primitiva é caracterizada pela expropriação de terras e transformação dela em mercadoria para o capital ,criando assim uma acumulação de riquezas dinheiro, ouro e prata  na mão de poucos e uma massa de pessoas que viviam nessas terras agora vivem em máxima miséria, se tornado assim mão de obra barato ou “livres como pássaros “.  “acumulação primitiva nada mais é que o processo histórico de divorciar o produtor dos meios de produçãoMarx  assim como na Inglaterra os grandes produtores expulsam os camponeses de sua terra para pastagem de ovelhas conseguimos ver exatamente isso na primeira parte do documentário “A grande campanha “ 33.10 minutos o império trata as terras indígenas como terras devolutas dando assim espaço para os plantadores de erva matte para ampliar seus território e plantio se tornando assim o maior empreendimento da região, a empresa logo começa a mudar a paisagem local criando portos ferrovia tudo destinado ao transporte da erva, os indígenas que lá viviam foram expulsos de suas terras e  acabam se tornando mão de obra barata da região, sem suas terras esses indígenas eram forçados a trabalhos exaustivos para se sustentar ou ficar a margem da sociedade.

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