As Cidadanias Mutiladas
Casos: As Cidadanias Mutiladas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caiohaila1804 • 25/11/2014 • 306 Palavras (2 Páginas) • 671 Visualizações
RESENHA DO TEXTO ‘’CIDADANIAS MUTILADAS’’
Racismo e preconceito são os principais assuntos abordados no texto de Milton Santos, que quando se refere a mutilação das cidadanias, ele quer enfatizar os problemas sociais enfrentados pela população, principalmente pela questão de que alguns tem mais direitos do que outros.
A discussão abordada pelo texto é muito importante para entendermos o quadro atual da sociedade não só brasileira, e sim mundial, onde acontecem muitos favorecimentos para a classe média e alta da sociedade impostas pelo preconceito forte existente. Como o próprio Milton Santos reporta: ‘’A instrução superior não é garantia de individualidade superior. A cidadania não é garantia de individualidade forte’’, esse trecho do texto reforça bem esse pensamento individualista das pessoas ‘’fortes’’ por terem um nível superior educacional ou por morarem num lugar considerado bom, ou até mesmo por ter um bom relacionamento com algum funcionário de repartição pública, policial, juiz e etc.
A globalização crescente no mundo de hoje está agravando cada vez mais os problemas sociais vividos por nós, a quantidade exorbitante de informações adquiridas a todo instante, a valorização do capital e o consumismo desenfreado geram contrastes nas cidades, como podemos observar na nossa saudosa capital baiana: de um lado vários prédios luxuosos, onde residem pessoas favorecidas economicamente e do outro lado as famosas favelas, onde pessoas moram em barracos (às vezes em cima de barrancos), e que, a maioria residente são os próprios negros, vítimas desta sociedade capitalista. Milton Santos, num trecho do texto, afirma: ‘’A globalização agrava crises urbanas e, ampliando o fenômeno da escassez, aumenta a pobreza e miséria e estimula a violência’’.
No geral, a idéia central do texto refere-se principalmente aos contrastes sociais vividos atualmente, a discriminação e preconceito contra os negros e a destruição das cidadanias, isto é, a escassez de uma sociedade compacta, que não se adéqua aos moldes morais e éticos.
...