As Historias Dentro Do Filme: O Jardineiro Fiel
Por: 970722 • 3/7/2018 • Trabalho acadêmico • 1.507 Palavras (7 Páginas) • 602 Visualizações
[pic 1][pic 2]
ESTADO DE MATO GROSSO[pic 3]
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Acadêmico:
CLAUDIA FERONATO
JONAS ANDRÉ BORCHARDT
VINÍCIUS LUIZ DAMBROS
Curso:
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Disciplina:
SOCIOLOGIA
Professor:
JOSÉ DE SOUZA NETO
Sinop, MT
2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO...................................................................................
- ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS........................................................
- SINOPSE...........................................................................................
- PARTILHA AFRICANA......................................................................
- CAPITALISMO E NEOCOLONIALISMO...........................................
- ÉTICA FARMACÊUTICA e ESTUDOS E TESTES...........................
- ESCLARECIMENTOS.......................................................................
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade apresentar um pouco sobre o filme O Jardineiro Fiel e contar suas histórias e relatos, mostrar os acontecimentos da África e compartilhar conhecimentos sobre o Capitalismo e a Ética Farmacêutica que são relatados no filme e que nos dias atuais ainda ocorre por baixo dos panos.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Nome Original: The Constant Gardener.
Tradução: O Jardineiro Fiel.
Ano de Produção: 2005.
Origem de Produção: Britânica.
Gênero: Drama.
Diretor: Fernando Meirelles.
Roteiro: Jeffrey Caine.
Baseado no Romance de: John le Carré.
Principais Atores: Ralph Fiennes, Rachel Weisz, Daniele Harford, Danny Huston e Bill Nighy.
O filme recebeu várias indicações ao OSCAR e a outras premiações e chegou a ganhar algumas pela sua grande produção e a história impactante que aborda.
O filme aborda temas como o capitalismo, ética farmacêutica, etc.
É importante entender um pouco sobre a Partilha Africana para assim entender o que-se ocorre atualmente.
SINOPSE
O filme conta a história de Justin, um diplomata britânico e jardineiro nas horas vagas e Tessa uma ativista das causas humanitárias. Os dois se conheceram em um congresso ao qual Justin palestrava e que foi indagado por Tessa após sua apresentação. Após uma discussão os dois se tornam amigos e dessa amizade nasce uma relação. Justin recebe uma proposta de trabalho na África, e Tessa pede para ir junto, os dois se casam e Tessa engravida.
Na África Justin continua seu trabalho diplomata, já Tessa faz amizade com o médico Arnold Bluhm e juntos os dois se envolvem em causas humanitárias e resolvem investigar as várias mortes ocorridas pela ingestão de um suposto remédio para AIDS. Após Tessa perceber que estavam ocorrendo várias mortes e que não havia nenhum laudo constando o motivo, Tessa passa a acompanhar a empresa farmacêutica KDH que faz a distribuição dos medicamentos. Tessa prepara um dossiê ao qual pretende expor a KDH, porem ela e o médico são assassinados e assim que Justin chega de viagem é avisado sobre a morte de sua esposa, porém não lhe é revelado o motivo.
Justin incontente com as informações que lhe foram dadas resolve investigar a morte de Tessa, que o leva até a indústria farmacêutica, ao seguir com as investigações descobre que sua esposa foi assassinada pela equipe da KDH e que o mesmo também o ameaçou de morte. Justin descobre o dossiê que Tessa deixou e envia para Roma para ser aberta as Nações Unidas e desmascarar o trabalho sujo da KDH. Logo após o envio da carta Justin volta ao local onde sua esposa foi assassinada com intenção de se suicidar, porem ele é assassinado pelos mesmos que tiraram a vida de Tessa.
PARTILHA AFRICANA
A África foi supostamente descoberta pelos portugueses no século XIV, quando eles se lançaram ao mar nas grandes navegações, porem o continente africano já era entendido como território a ser explorado. Ao chegarem na África passaram a explorar a matéria prima e mão-de-obra escrava, dando início ao comercio triangular com as colônias europeias.
Em 1830 missionários e exploradores adentram a África mascarados pela religiosidade que o objetivo eram salvar as almas selvagens que ali viviam quando o objetivo era a conquista da África pela Europa. Os missionários tinham intenção de construir cidades aos moldes europeus, desrespeitando a cultura da população africana. Em 1885 os países europeus passam a exercer o controle político das regiões africanas partilhando-as em colônias.
O período da partilha foi um período muito violento, pois haviam muitas disputas de territórios entre os países que queriam uma parte da África, então decidiu-se dar entrada no plano de partilha, principalmente por quatro intenções entre os países ali, a partilha durou entre 1884-1885 que foram concretizadas na conferência de Berlim.
1ª motivo foi pela vontade do Rei Leopoldo II da Bélgica em querer fundar um império e se tornar dono das propriedades.
2ª motivo pelo plano dos portugueses de tentarem impor o projeto “Mapa Cor-de-Rosa” ao qual eles teriam parte das terras com riquezas.
3ª motivo deu-se pela política expansionista da França ao qual eles queriam conquistar a parte Norte da África.
4ª motivo, foi a intenção da Grã-Bretanha de dominar do Cairo (Egito) ao Cabo (África do Sul), além de se interessar por uma política de livre comércio e navegação nas bacias do Rio Níger e do Congo.
CAPITALISMO
Antes do capitalismo o sistema predominante era o feudal, porém com o rompimento, a decadência do feudo, surgiu o capitalismo que tem como base o sistema feudal.
Capitalismo é o sistema socioeconômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedade privada, ou seja, tem um dono.
...