As Redes Sociais
Por: spuff • 20/3/2016 • Artigo • 400 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
Página 1 de 2
As Redes Sociais
As redes sociais, no mundo contemporâneo, atingiram um nível de estágio na vida pessoal do individuo no qual seu estado de espírito precisa ser compartilhado e sobretudo “curtido” pelos seus amigos. A entrada da Mídia Social nas vidas das pessoas trouxe um canal aberto 24 horas para o individuo externar suas opiniões, seus desejos, seus medos, sua felicidade ou seus momentos felizes.
Em diversos estudos a respeito do tema “Felicidade”, tem-se compreendido que não há um consenso final sobre o que seria felicidade. Grandes filósofos externavam suas percepções ao tema, como Sócrates que defendia ser a felicidade o bem da alma através da conduta justa e virtuosa. Entretanto, para Immanuel Kant, a felicidade estaria no âmbito do prazer e desejo.
Nesse contexto, as mídias sociais surgem para dar ao individuo, a possibilidade de aparecer e transparecer sua felicidade, mesmo que parcial. Ao estampar seu sucesso, traz consequentemente a inevitável inveja, mesmo que não assumida publicamente. Algumas postagens podem transparecer uma iniciativa de contar vantagens, o que provoca nas pessoas uma ponta de inveja. Se fizermos um comparativo de Felicidade x Inveja, certamente podemos associar uma ao inverso da outra. O invejoso busca tão somente frustar ou torcer contra a felicidade alheia e se obtém êxito, pode-se notar uma ponta de felicidade no invejoso, pois para ele a felicidade alheia pode ser uma causa do seu fracasso e sua incapacidade de conquistar o mesmo que o outro conquistou.
Sabemos que essa relação conturbada Felicidade x Inveja, não tem hora e nem dia pra acabar, porém a prática de se postar em mídias sociais tudo que demonstre momentos de sucesso e felicidade pode ser reduzida e moderada, afinal não é necessário compartilhar aquela pizza saborosa, aquele cãozinho bonito e bem tratado, aquela viagem sonhada por todos, o novo amor conquistado e o carro novo e luxuoso adquirido.
A busca incessante de curtidas, revelam um lado frustrante e uma carência afetiva que vieram no pacote da modernidade virtual que nos tirou a prática de um contato pessoal nas relações de amizades. Precisamos voltar a ter contato com as pessoas “olho no olho” e reconhecer no outro suas limitações emocionais e assim diminuir o impacto que o sucesso alheio possa lhe causar.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com