As causas de desequilíbrio ambiental hoje
Artigo: As causas de desequilíbrio ambiental hoje. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anilce • 10/9/2013 • Artigo • 628 Palavras (3 Páginas) • 324 Visualizações
PROBLEMATIZAÇÃO/EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
O Meio ambiente, vem sendo um grande desafio para todos nas últimas décadas, tem provocado algumas alterações relevantes nas relações estabelecidas entre sociedade e natureza . A natureza demorou milhões de anos para se formar, porém as atitudes humanas provocam grandes desastre e desequilíbrio ecológico. A ação do homem é a principal causa de desequilíbrio ecológico na atualidade. Entre estas ações, podemos citar o desmatamento, a caça e a pesca sem controle e a urbanização em áreas de matas e florestas.
Com o crescimento da população e o desenvolvimento industriais, enormes áreas verdes estão sendo urbanizada para a construções de condomínios residenciais e industrias , os rios sendo canalizados, construções de estradas , rodovias também seguem neste sentido, os projetos rodoviários provocam a derrubada de grandes faixas de florestas, em consequência os índios, animais e a própria natureza estão sendo destruídos.”Os maiores defensores da natureza são os índios” que vivem e sobrevivem dela.
O desmatamento e as queimadas que as florestas também vem sofrendo trazem grandes resultados no aumento da temperatura global, prejudicando assim o solo e consequentemente irradiam calor na atmosfera. Com a exploração do meio ambiente vários problemas vem atingindo o planeta, várias espécies vegetais e animais estão em extinção, furações, maremotos e enchentes estão acontecendo com mas frequência. A natureza está sendo destruída pelo homem,” o maior causador da devastação da natureza”. Estes problemas afetam a fauna, flora, solo, águas, ar e etc.
A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A escola tem um papel fundamental na formação de pessoas capazes de colaborar e contribuir para a preservação do meio ambiente.
Com a aprovação da Lei nº 9.795, de 27.4.1999 e do seu regulamento, decreto nº 4.281, de 25-06-2002, estabelecendo a Política Nacional de Educadores Ambiental (PNEA) trouxe grande esperança, especialmente para os educadores, ambientalistas e professores. A PNEA veio reforçar e qualificar o direito de todos à educação ambiental, como “um componente essencial e permanente da educação nacional” (artigos 2º e 3º da Lei nº 9.795/99). Com isso, a Lei nº 9.795/99 vem qualificar a educação ambiental indicando seus princípios e objetivos, os atores responsáveis por sua implementação, seus âmbitos de atuação e suas principais linhas de ação.
A educação ambiental pode ocorrer dentro das escolas, empresas, universidades, repartições públicas, etc. Esta educação pode ser desenvolvida por órgãos do governo ou por entidades ligadas ao meio ambiente. A educação ambiental deve estar presente dentro de todos os níveis educacionais, como o objetivo de atingir todos os alunos em fase escolar. Os professores podem desenvolver projetos ambientais e trabalhar com conceitos e conhecimentos voltados para a preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais Temas que podem ser abordados na escola em aulas relacionadas ao meio ambiente: ecologia, preservação da natureza, reciclagem, desenvolvimento
...