As relações entre Estado, governo e mercado no século XX
Por: Monique Menezes • 5/5/2017 • Projeto de pesquisa • 252 Palavras (2 Páginas) • 711 Visualizações
As relações entre Estado, governo e mercado no século XX
Após o estudo das páginas 73 a 94 da apostila escrita pelo Prof. Ricardo Correia Coelho, disponibilizada na plataforma de estudos da Pós Graduação em Gestão Pública Municipal, pode-se comparar o estado liberal, o marxista e o de bem-estar social.
Sendo assim após após a analise temos o seguite resumo:
O liberalismo possui como principio a defesa da liberdade e direitos humanos, procura igualar todas as pessoas dentro da lei, defende uma soberania nacional onde os cidadaos definem a forma de governo que melhor lhe representam, alem de estabelecer uma constituição que estabelece atribuições e limites tanto para o poder publico como para o exercicio da cidadania. Economicamente reconhece a propriedade privada e a economia se rege por leis de oferta e demanda expressadas livremente no mercado, promovendo-se assim a moralidade social.
O Socialismo vem com a ideia principal de que é o controle estatal de todo o processo produtivo, independente da forma de proprieda que seja ela estatal ou coletiva, propondo assim a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.
Já o Estado de bem estar social trata-se do modo organizacional onde o Estado é resonsavel pela promoção da economia e da sociedade, tornando assim um Estado assistencial, onde garante qualidade minima de educação, saúde, habitação, renda, dentre outros direitos, reconhecendo tudo isso como direitos de carater publico reconhecido como direito social.
Monique Hevellyn de Brito Menezes
...