Atenção Ao Idoso: Uma Necessidade Em Evidência
Ensaios: Atenção Ao Idoso: Uma Necessidade Em Evidência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ita123 • 20/9/2013 • 793 Palavras (4 Páginas) • 634 Visualizações
PRÉ-PROJETO
ATENÇÃO AO IDOSO: UMA NECESSIDADE EM EVIDÊNCIA
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
PÓLO SÃO PEDRO DO SUL
Toropi-RS, novembro de 2012
ALISSON DE OLIVEIRA MOREIRA – RA 216249
ATENÇÃO AO IDOSO: UMA NECESSIDADE EM EVIDÊNCIA
Trabalho realizado como pré-requisito da Disciplina de Política Social de Atenção à Criança, Adolescente e Idoso, do curso de Serviço Social, sexto semestre, da Universidade Anhanguera Uniderp, Pólo de São Pedro do Sul-RS.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Toropi – 2012
3. Sumário.
1. Apresentação.................................................................................................4
2. Justificativa....................................................................................................4
3. Objetivos........................................................................................................5
4. Plano de ação...............................................................................................5
5. Viabilidade.....................................................................................................6
6. Público alvo...................................................................................................6
7. Cronograma de trabalho...............................................................................6
8. Avaliação......................................................................................................6
9. Referências...................................................................................................7
4. Apresentação.
O presente projeto será desenvolvido com a finalidade de auxiliar, melhorar e facilitar a vida do idoso no que diz respeito ao exercício pleno do gozo dos valores a que tem direito no que se refere a aposentadoria, pensão ou qualquer outro benefício a que ele tem direito por lei, bem como prevenir a violência contra o idoso, dando-lhe condições de viver e conviver em sociedade..
Este projeto, como empreendedorismo social, tem a pretensão de amenizar os problemas da sociedade, contribuindo para uma vida mais decente e com menos desigualdades sociais, onde todos os pares possam ter as mesmas vantagens dentro do âmbito familiar e social.
5. Justificativa.
Após vários anos da edição da Lei de Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso, ainda está em fase inicial a adoção de práticas garantidoras dos direitos destes. O contingente de idosos tem crescido muito. Estima-se que, até 2020, o País conte com 40 milhões de pessoas acima de 60 anos, passando a ser o sexto com mais idosos no mundo.
Dentre os principais problemas enfrentados pelos idosos, o maior deles é o da violência, que não ocorre somente aqui. No Brasil, hoje, as violências e os acidentes constituem 3,5% dos óbitos de pessoas idosas. Estudos parciais feitos no País mostram que a maioria das queixas dos idosos é contra filhos, netos ou cônjuges e outros parentes.
As denúncias enfatizam em primeiro lugar abusos econômicos, como tentativas de apropriação dos bens do idoso. Em segundo lugar, agressões físicas e, em terceiro, recusa dos familiares em dar-lhes proteção. .
. Na nossa pesquisa acerca do assunto, verificamos casos (e não são poucos) em que o idoso, usando de boa fé, entrega cartões bancários e senhas de contas para parentes e, quando se dão por conta, ficam sem dinheiro algum. Muitos têm seus créditos cortados e ficam inadimplentes no comércio, por ficarem sem seus proventos.
.
Como isso acontece dentro da própria casa onde ele mora, o idoso fica com vergonha de falar ou denunciar tais abusos. É preciso que a sociedade se conscientize que a pessoa idosa, após anos de trabalho e luta, tem pleno direito de usufruir em paz
...