Atps Pericia
Ensaios: Atps Pericia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: osmarcarneiro • 23/11/2013 • 3.402 Palavras (14 Páginas) • 409 Visualizações
RESUMO
Neste trabalho vamos aprofundar os estudos sobre o Trabalho da Pericia Contábil, suas metodologias em Pericias, entender como deve ser elaborado um laudo pericial, bem com as Fraudes em Contabilidade
Palavra chave: Trabalho da Pericia Contábil, Laudo Pericial Fraude em Contabilidade.
SUMARIO
Introdução 5
Tributos 6
Balanço Patrimonial 10
Considerações Finais 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
INTRODUÇÃO
Escolhemos este tema por se tratar de um assunto atual de suma importância na vida profissional de qualquer contador.
O Trabalho do Perito Contábil foi oficializado em 1924 no I Congresso Brasileiro de Contabilidade e vem evoluindo muito nestes últimos anos inclusive no Brasil. Com a criação do decreto lei 9.295, de 27 de maio de 1946, foi regulamentado a profissão do Contador como perito.
A Pericia Contábil é uma tecnologia, pois utiliza de conhecimentos científicos da contabilidade, é a verificação de fatos ligados ao Patrimônio individual, tende a oferecer sua opinião o seu parecer, seu conhecimento técnico sobre o assunto em questão.
O perito utiliza de vários métodos de Pericia que pode variar sempre dependendo do objeto de exame, se a matéria por parcial, sendo alcançável, faz o exame de todo o material, em sua totalidade, se a matéria for grande, pode fazer o exame por amostragem, o método é basicamente analítico, não ignorando nenhum detalhe, tem que identificar o objeto, planejar bem o trabalho, executando com base em evidencias confiáveis, ter cautela na conclusão e concluir de forma clara e precisa.
O Laudo Pericial, é o relatório final sobre o trabalho do perito, é sua opinião, o seu parecer final sobre o objeto de estudo, devendo expor a metodologia utilizada, justificando sua escolha.
Fraudes na Contabilidade é a intenção de lesar o sistema financeiro ou fiscal, um erro premeditado com o propósito de levar vantagem em algo.
ETAPA 1
Esta atividade, a ser realizada em grupo, é importante para que você entenda qual
trabalho da Perícia Contábil, Metodologias em Perícias.
Passo 1 (Equipe)
Ler atentamente o Capítulo 1: “Fundamentos de Perícia Contábil” do Livro-Texto da
disciplina (identificado ao final da ATPS).
Sugestão Pode-se dividir entre os componentes do grupo a responsabilidade de leitura e de
elaboração de resumos parciais, gerando debate após a leitura, para que todos possam
compreender o que está sendo solicitado.
Passo 2 (Equipe)
Responder às questões apresentadas a seguir, com base no capítulo do livro lido, justificando
as respostas.
1. Explicar e conceituar o que é perícia contábil.
O conceito de Pericia contábil vem do Latim, Peritia, que tem como significado o conhecimento adquirido na experiência, está ligado à verificação de fatos ao patrimônio individualizado buscando opinião de um conhecedor do assunto. “Para tanto se realizam exames, vistorias, indagações, investigações, avaliações, arbitramentos, em suma todo e qualquer procedimento necessário à opinião” (SÁ, 2011).
Ou seja, sempre que precisar de uma opinião precisa busca a de um perito, o conhecedor do assunto.
O CFC, através da Resolução CFC nº 1.243/2009, aprovou a BNC TP 01, que define a Perícia Contábil como:
Constitui o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio ou constatação de um fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente. O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil têm por limite os próprios objetivos da perícia deferida ou contratada.
A perícia contábil, tanto a judicial como a extrajudicial, é de competência exclusiva do contador registrado em Conselho Regional de Contabilidade(CRC). Entende-se como perícia judicial aquela exercida sob a tutela da justiça. A perícia extrajudicial é aquela exercida no âmbito arbitral, estatal ou voluntária.
A perícia arbitral é aquela exercida sob o controle da lei de arbitragem. Perícia no âmbito estatal é executada sob o controle de órgão do estado, tais como perícia administrativa das Comissões Parlamentares de Inquérito, de perícia criminal e do Ministério Público. Perícia voluntária é aquela contratada espontaneamente pelo interessado ou de comum acordo entre as partes.
2. Qual é a metodologia usada em perícia contábil?
O objeto de exame é que determina a metodologia contábil utilizada na pericia contábil, podendo ser parcial, onde se examina tudo, alcançando todo o Universo do Exame. Se a matéria for muito grande utiliza-se da amostragem, lembrando que, como exceção.
O método é basicamente analítico, não dispensando nenhum detalhe, é preciso identificar bem o objetivo, ter competência para planejar o trabalho, verificar se a provas apresentadas são de fontes seguras, a conclusão deve ser emitida depois de ter absoluta segurança nos resultados obtidos, ter clareza e precisão nos relatórios finais.
3. Quais são as qualidades de um perito?
O Perito Contábil deve ter as seguintes qualidades, ser profissional contábil devidamente registrado no CRC, ter amplo conhecimento teórico e pratico das tecnologias da contabilidade, ter experiência em pericia, ser perspicaz, ter muita perseverança,
...