TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Comercial

Casos: Balanço Comercial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  2.770 Palavras (12 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho se destina a analise da aplicação da DRE (Demonstrativo do Exercício de Resultado) e do balanço patrimonial.

O Balanço patrimonial é um retrato da empresa. É uma maneira conveniente de organizar e resumir o que a empresa possui em ativos e o que a empresa deve em passivo, e a diferença entre os dois gera o patrimônio liquido da empresa. E a demonstração de resultado é elaborada de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos indicara a receita quando são obtidas. (STEPHEN,2009).

Por outro lado, José (2004) afirma que o balanço patrimonial é uma equação em que o ativo total é igual ao passivo total mais o patrimonial liquido. Por sua vez, o ativo total é decomposto em três grandes grupos: ativo circulante, realizável a longo prazo e ativo permanente. O ativo total representa onde a empresa aplicou os recursos de que dispõe, ou seja, seus bens e direitos. A demonstração do resultado do exercício, conforme o próprio nome sugere, demonstra o resultado obtido pela empresa em determinada período, isto é, o lucro ou o prejuízo.

Diante do exposto, a questão que levou para a elaboração a esta pesquisa foi à seguinte: Qual o nível de utilidade dos demonstrativos contábeis nas empresas da região da Amurel?

Neste sentido, o objetivo deste estudo é identificar o nível de utilidade dos demonstrativos contábeis. Optou-se em efetuar a pesquisa para reconhecer a utilização das demonstrações contábeis nas empresas.

O presente artigo aborda um estudo sobre a importância da contabilidade financeira e patrimonial na vida de uma entidade para o seu sucesso de sobrevivência no mercado financeiro. Na opinião de José (2004) é importante notar que, enquanto o balanço patrimonial representa a posição da empresa em determinado momento, a demonstração do resultado acumulada as receitas, os custos e as despesas relativas a um período de tempo, mostrando o resultado e possibilitando conhecermos seus componentes principais.

A elaboração desse trabalho tem importância para a verificação e aplicação do balanço patrimonial e DRE das empresas na região da Amurel.

2 BALANÇO PATRINOMIAL

No balanço patrimonial são apresentados os valores de determinado momento.

Podemos observar no ativo os valores positivos do patrimônio, e no passivo os elementos negativos do patrimônio representados pelas dívidas para com terceiros, bem como ainda, com o capital próprio representado pelo patrimônio líquido. STEPHEN (2009 p56)

Para definir Ativo, STEPHEN (2009 p. 58) os ativos do lado esquerdo são classificados como circulantes ou permanentes. Um ativo permanente tem uma vida relativamente longa. Pode ser tangível, como um caminhão ou computador, ou intangível, como uma marca ou patente. O ativo circulante tem vida menor do que um ano. Isso significa que, normalmente, dentro de um período inferior a 12 meses, o ativo circulante será convertido em caixa.

Já para definir o Passivo STEPHEN (2009 p. 59) ao lado esquerdo do balanço patrimonial estão o passivo circulante quanto o exigível a longo prazo, o passivo circulante tem vida útil menos de 12 meses pois precisa pagar suas contas em ate um ano. Dividas que não vencem 12 meses são classificadas como exigível a longo prazo.

Diante PEREIRA (2012, p. 73) o ativo circulante, que representa as disponibilidades de bens e direitos realizados no prazo de ate um ano. O ativo não circulante é o realizado a longo prazo ou seja a mais de um ano como os investimento, imobilizados e intangível. O passivo circulante representa as divida da empresa com prazo de vencimento de ate um ano. O passivo não circulante representa as dividas da empresa com prazo de vencimento superior a um ano. O patrimônio líquido representa os recursos próprios da empresa, decorrente normalmente de aportes de capital feitos pelos sócios e de lucros.

2.1 A ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL

A ciência da contabilidade é regulamentada pela Lei da S/A 6.404/76, que determina que os componentes do patrimônio sejam representados inicialmente em dois grandes grupos: Ativo (bens + direitos) e Passivo (capital de terceiros + capital próprio).Da seguinte forma apresenta abaixo:

Figura 03- Ativo, Passivo e seus sub-grupos de acordo com a Medida Provisória 449/08.

BALANCO PATRIMONIAL

ATIVO PASSIVO E PL

Ativo Circulante Passivo Circulante

Passivo Não Circulante

Ativo Não Circulante Patrimônio Líquido

Realizar a Longo Prazo Capital social

Investimento Reservas de capital

Imobilizado Ajustes de avaliação patrimonial

Intangível Reservas de lucros

Ações em tesouraria

Prejuízos acumulados

Fonte: Elabora pelos autores

O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade em determinada data, representando uma posição atual. Abaixo um exemplo de balanço patrimonial usado pelas empresas mais comuns:

Figura 04- Balanço Patrimonial

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO (A) PASSIVO (P)

ATIVO CIRCULANTE (AC) PASSIVO CIRCULANTE (PC)

- Disponibilidades - Contas a pagar a fornecedores

- Contas a receber de clientes - Obrigações trabalhistas

- Impostos a recuperar - Obrigações tributárias

- Instrumentos financeiros de curto prazo - Empréstimos e financiamentos

- Estoques - Provisões

- Despesas do exercício seguinte - Outras dívidas de curto prazo

- Receitas diferidas de curto prazo

ATIVO NÃO CIRCULANTE (ANC) PASSIVO NÃO CIRCULANTE (PNC)

Ativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com