Bloqueio comercial, globalização e dialética marxista
Artigo: Bloqueio comercial, globalização e dialética marxista. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: snoopynho • 22/11/2014 • Artigo • 391 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
Bloqueio Comercial, Globalização e a Dialética Marxista
Nas universidades é comum a crença de que a globalização é ruim, sendo diretamente responsável pelo empobrecimento de um país. Tal crença é comungada por vários setores da sociedade, especialmente pelos intelectuais, jornalistas e profissionais com formação na área de ciências sociais. Mas, afinal de contas, o que é globalização? Globalização nada mais é do que a realização de trocas com o resto do mundo, ou seja, refere-se a importação e exportação de bens e serviços. Quando um país torna-se mais globalizado, isto significa que ele esta realizando mais trocas com o resto do mundo. Isto é, a soma dos montantes importados e exportados aumentou.
Por que o aumento das trocas com o resto do mundo levaria um país a ficar mais pobre? Na verdade é o contrário, o aumento das trocas aumenta a produtividade, e consequentemente, a riqueza de um país. Mas vamos deixar esse ponto de lado, pois o objetivo deste post é outro. Interessante notar que as mesmas pessoas que são contrárias a globalização mostram-se indignadas com o bloqueio comercial contra Cuba. Segundo tais pessoas, este bloqueio comercial prejudicaria a economia cubana, levando ao empobrecimento desta. SURPRESA: eu concordo com elas!!! Sim, o bloqueio comercial impede Cuba de comercializar com o resto do mundo, e isto traz grandes dificuldades para a economia cubana.
Notem que meus argumentos são consistentes: globalização é bom, logo o bloqueio comercial prejudica Cuba. Notem agora o argumento dos intelectuais contrários a globalização: globalização é ruim, logo o bloqueio comercial prejudica Cuba. Opa... isso não é possível, se globalização é ruim, então o bloqueio comercial (que implica em globalização próxima de zero) deveria ter tornado Cuba numa potência econômica. Estranho notar que pessoas que são contrárias a globalização argumentem que o bloqueio comercial prejudique Cuba. Ora, se você acredita que globalização é ruim então a proibição de comércio de Cuba com o resto do mundo (bloqueio comercial) deveria fortalecer a economia cubana.
A miséria de Cuba reside num sistema político totalitário e assassino, num sistema econômico com planejamento central (e não economia de mercado) que produz resultados medíocres, e a ausência de comércio com o resto do mundo (globalização baixa) torna a economia cubana ainda mais pobre. Somente a dialética marxista é capaz de explicar que intelectuais contrários a globalização sejam os mesmos que argumentem que o bloqueio comercial prejudique Cuba.
...