Brasil um país de poucos
Artigo: Brasil um país de poucos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joseane7 • 18/11/2014 • Artigo • 351 Palavras (2 Páginas) • 163 Visualizações
Brasil um país de poucos
O Brasil é um país de grande diversidade cultural e que traz consigo o lema de ordem e progresso, lema esse que está retrógrado quanto à evolução mundial. Pois apresenta um ideal que não é mais compatível com os tempos de hoje e muito menos com o de amanhã, já que ordem mostra um sentido de paz sociopolítica, de estabilidade entre as classes, de que está tudo bem em plena homogeneidade. E o progresso está comumente ligado aos capitalistas que visam o crescimento econômico ilimitado e aos avanços tecnológicos, pensando em um bem estar e melhoria na qualidade de vida.
Assim a sociedade é obrigada a encarar uma realidade que afronta o simbolismo patriótico que está ultrapassado e não condiz com o esperado para um país de todos. Pois a ordem não é o objetivo principal possível para conquistar um bem comum e a ideia de progresso não leva para uma igualdade social.
O surgimento do capitalismo foi o ápice para a população começar a perceber as desigualdades que ali existiam. Pois com a expansão das industrias uma parte da população foi sendo marginalizada e deixada de lado pelo Estado, que não fez muito pra melhorar a qualidade de vida por se tratar de um Estado capitalista. Com a ausência do Estado surge os movimentos socias que chegaram para confrontar com o Estado, buscando conseguir aquilo que faltava, além dos interesses e necessidades há uma busca pelo reconhecimento individual e social.
No Brasil os movimentos sociais surgiram em meados da década de 50, desde então permanecem. Eles veem sendo representados através das manifestações, greves e protestos. As greves que acontecem com o apoio sindical, tem o propósito de obter, manter e buscar melhorias de benefícios para as condições de trabalho.
...