Brinquedoteca Metodologia e Conteúdos
Por: vanessaeva • 11/9/2024 • Trabalho acadêmico • 1.700 Palavras (7 Páginas) • 38 Visualizações
RELATÓRIO DA ATIVIDADE - UNIDOTECA
Acadêmico:Vanessa Eva Fernandes
Tutor externo: Patricia Kath
Turma: PED 7845
Matrícula:4095038
Instituição: Uniasselvi
Curso de Licenciatura em: PEDAGOGIA
Disciplina:
METODOLOGIA E CONTEÚDOS BÁSICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E SAÚDE INFANTIL
DATA:11/09/2024
A infância é um dos períodos mais importantes das nossas vidas e, por isso, é o momento ideal para introduzir valores e habilidades que serão levados até a fase adulta.Sendo momento primordial para a introduçãode alimentos saudáveis e nutritivos. Essas atividades e estratégias de alimentos coloridos e divertidos não só tornam o aprendizado sobre alimentação saudável mais divertido e interativo, mas também ajudam a formar hábitos que podem durar a vida toda. Promover uma alimentação saudável na educação infantil é essencial para o desenvolvimento integral das crianças.
Entre os fatores que influenciam o crescimento e desenvolvimento da criança e na preservação de sua saúde, a alimentação ocupa um lugar de importância indiscutível. É fundamental a formação de hábitos alimentares nas crianças para que tenham uma alimentação correta.
De acordo com Coelho (2019) a ingestão em excesso de alimentos industrializados pode interferir na ingestão de alimentos saudáveis, visto que o alto consumo de alimentos com baixo valor nutricional afeta a ingestão de frutas, verduras, legumes e cereais, pois a criança criará um hábito de comer alimentos industrializados.
Desse modo, torna-se importante que desde a infância a criança seja influenciada a criar bons hábitos alimentares. Esse processo deve ser realizado em parceria com a escola e o ambiente familiar, que devem prezar pela alimentação saudável das crianças, evitando assim, o acometimento de doenças crônicas e obesidade infantil (COELHO, 2019).
As verduras e legumes são fundamentais para a criança, uma vez que fortalece o organismo e propicia melhores condições de saúde. São alimentos ricos em vitaminas e minerais, como a Vitamina A, presente nos vegetais de cores alaranjadas e nas folhas de cor verde escura; o ferro, mineral que previne contra anemias; fibras, que previne a constipação intestinal, dentre outras doenças como câncer, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. São exempos de verduras e legumes: abóbora, beterraba, cenoura, ervilha, pepino, quiabo, tomate, acelga, alface, brócolis, couve-flor, espinafre, dentre outros.
As frutas são alimentos importantes para serem incluídos na alimentação da criança, auxiliando na educação alimentar, uma vez que são saborosas e doces, facilitando a aceitação pela criança. São alimentos ricos em fibras, nutrientes, vitaminas e minerais, que reforçam o sistema imunológico, previne contra doenças crônicas, obesidade e diabetes. Além disso, também possuem ação antioxidante, que ajudam no pleno funcionamento do intestino. São exemplos de frutas que podem ser inseridas na alimentação das crianças: banana, melancia, pera, laranja, goiaba, morango, uva, mamão, abacaxi., etc
Atividades que serão desenvolvidas:Pratinhos divertido, vamos criar juntos um pratinho divertido, a criança usará sua imaginação para criar um rostinho ou animal com alimentos saudáveis. O papel do educador é fornecer alimentos , frutas ou vegetais de cores variadas, para a criança manifestar sua criatividade. Depois do pratinho pronto, é hora de fazer uma foto, pode ser feito uma história sobre o personagem criado e claro fazer a degustação do alimento lindo, gostoso e natural.
[pic 1]
A brincadeira com as crianças foi um verdadeiro sucesso, pois elas participaram ativamente da proposta, colaborando e perguntando sobre a atividade desenvolvida. Foi aprendido não somente sobre a alimentação saudável mas também sobre a união e a cooperação, pois a criança aprende muito mais de forma lúdica e divertida. Conversamos também sobre a importância de uma alimentação saúdavel e como ela contribui com nossa saúde e bem estar.
...