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Budismo e Suas contemplações e estrutura canônizada

Por:   •  29/3/2016  •  Ensaio  •  2.776 Palavras (12 Páginas)  •  292 Visualizações

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PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ

CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ – USJ

CURSO DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

RENAN VILELA

ENSAIO: BUDISMO

SÃO JOSÉ

2015

RENAN VILELA

BUDISMO E SUAS CONTEMPLAÇÕES

Trabalho elaborado para a disciplina de Textos e Narrativas Sagradas de Matriz Religiosa Oriental e Africana do Curso de Ciências da religião do Centro Universitário Municipal de São José – USJ

Professor: Dr Roberto Antonio Capiotti da Silva

SÃO JOSÉ

2015

RESUMO

O Budismo é a religião que contempla crenças e praticas dos ensinamentos de buda (Sidarta), que possuí ramificações de escolas que se espalharam por vários países do oriente como Tibete, china japão entre outros, e a quinta maior religião do mundo.

Embora o Budismo seja conhecido globalmente, nota-se que muitas pessoas não saibam suas características, filosofia, e cosmo visão, ainda mais por parte dos ocidentais, portanto o irei aborda esses elementos que o Budismo contempla, para buscar uma compreensão mais clara sobre esta religião.

O objetivo deste ensaio monográfico é fazer uma reflexão dentro da tese de doutorado de Cibele Aldrovandi “os primórdios do budismo durante o período bramânico” do texto de Mircea Eliade, “História das Crenças e das Ideias Religiosas”, ambos contemplarão o Budismo, mergulhando em sua história e identificando elementos de sua formação e sua construção ao decorrer dos tempos, além disso, analisando sua construção religiosa, bem como, sua estrutura filosófica social baseada em realidades empíricas.

BUDISMO E SUAS CONTEMPLAÇÕES

Sidarta o futuro Buda

A história mitológica do budismo se conta a partir do nascimento de Siidarta Gautama, que fora um nobre príncipe, acredita-se que Sidarta nasceu por volta do ano 566 a.C, em localidades nepalesas, durante o período Bramânico, conta a história mitológica, que um astrólogo que visitou seu pai Sudhodana profetizou que seu filho seria um grande rei porém renunciaria ao mundo material, e se tornaria um santo, tal profecia aconteceria se Sidarta visse a vida real que existia fora do palácio.(ALDROVANDI 2006, p.310).

A partir disso seu pai determinou-se a ver seu filho se tornar um rei impedindo Sidarta que saísse do palácio para que a profecia de fato não acontecesse, e Sidarta viveu por 29 anos dentro do Palácio onde gozou de muitos prazeres, sem contato com o mundo externo. No entanto, mesmo com os esforços do pai o futuro Buda ao se aventurar por terras fora do palácio se depara com as realidades do mundo, conhecendo de perto o sofrimento da maioria do povo, o jovem fica chocado ao se deparar com as verdades da dor. (ALDROVANDI 2006, p.311)

No entanto, o príncipe ansiava pro uma visita longe do confinamento do palácio e o rei concordou, mas tomou providências para que siddharta não tivesse contato com qualquer coisa que pudesse perturbá-lo. Apesar disso, o príncipe, que nunca havia tomado contato com certos fatos da vida, se deparou com um ancião, um enfermo um morto, e finalmente, um asceta-sramana, episódios que ficaram conhecidos como os quatro Encontros. O príncipe retornou ao palácio e protestou-se diante de seu pai e pediu-lhe que concedesse permissão para tornar-se um renunciante e buscar a salvação. (ALDROVANDI, Cibele. Os primórdios do budismo durante o período bramânico. Cap. 2, Parte 2. 2006, p.311)

Ao se deparar com essas realidades Sidarta, abandona a vida de príncipe pois reconhece uma existência problemática da dor e busca na religião uma forma de livras os homens do sofrimento. A partir disso Gautama começou sua caminhada itinerante e a estudar as religiões e preceitos do Hinduísmo com vários sábios da época, adquirindo os conhecimentos e apropriando-se rapidamente das doutrinas passadas, no entanto sempre achando os ensinamentos insuficientes e buscando outros mestres e adquirindo mais conhecimentos.(ALDROVANDI, 2006, p.313)

Pondo em prática os ensinamentos ióguicos adquiridos, Sidarta medita durante seis anos optando pelo jejum total, entretanto percebeu a inutilidade da ascese para a libertação a alcançar a plenitude e decide quebrar o jejum, após se recuperar do jejum restaurado pelo alimento dirige-se a um bosque onde escolhe a árvore sagrada Pippala, senta-se ali e decide só levantar depois de ter obtido a iluminação o “despertar”.

Depois de alguns dias fazendo os conjunto de oito práticas que correspondem à quarta nobre verdade, também conhecido no budismo como o "caminho do meio",Sidarta alcança o “despertar” ou o “nirvana”, isso o fez atrair Seguidores e fez com que ele virasse um líder espiritual do grupo, e assim Sidarta passou a ser conhecido como Buda “o desperto” A partir disso ele começou a passar seus ensinamentos conhecidos como darma, assim o Budismo começa a ser iniciado.(ALDROVANDI 2006, p.314)

Budismo e sua relação com o Hinduísmo

Uma das características fundamentais para se entender o budismo é perceber à relação que ele tem com o hinduísmo, ou seja certos elementos do budismo provêm do hinduísmo, desde divindades praticas de iogas entre outros, isto porque

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