CANAL PANAMÁ
Por: marcaorf • 18/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.173 Palavras (13 Páginas) • 645 Visualizações
Considerações Sobre:
O Canal Do Panamá
Dhiogo Cabrini Lemes e Silva
Bruno Araujo Rodrigues
Allyson Junior C.M. de Medeiros
INSTITUTO UNIFICADO DE ENSINO SUPERIOR OBJETIVO.
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PERÍODO: 1° PERÍODO
ENGENHARIA CIVIL
SALA: 308
CANAL DO PANAMÁ – TRABALHO AVALIATIVO
Índice
Introdução____________________________________03
Panamá – alguns aspectos do país:
*História
*Política_____________________________________ 04
Economia____________________________________ 05
O canal do Panamá____________________________ 06
Antecedentes
Tentativa Francesa_____________________________07
Tentativa Estadunidense________________________ 08
A Inauguração________________________________10
Cessão do Canal ao Panamá____________________ 11
O Tratado de Torrijos-Carter____________________ 12
O Novo Canal________________________________ 13
Impacto Econômico____________________________14
Impactos Ambientais____________________________15
Conclusão____________________________________16
INTRODUÇÃO
Abordaremos nesse trabalho os vários aspectos que influenciaram a projeção e consolidação desta obra, que foi, e ainda é, um marco histórico na evolução da engenharia civil.
Obra que inicialmente não passava de um sonho quase impossível, mas que no decorrer de mais de três décadas, custando aproximadamente US$ 375 milhões e com a participação de 56.307 pessoas, e finalmente concretizado, se tornou plena referência de construção, planejamento e principalmente utilidade.
Sua construção foi tão importante que supera os métodos arcaicos de engenharia e coloca o homem em um nível superior a quase tudo já projetado e construído ate hoje, sendo eleita pela Sociedade Americana de Engenharia Civil e por outras importantes personalidades da área como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, em 1966.
Para compreendermos sua história, apresentaremos um pouco sobre o país do Panamá: sua economia, política e história, e abordaremos de forma clara todos os tópicos que envolvem o canal, para que esse trabalho seja avaliado como um conjunto de informações e imagens que envolvem quase um século de história.
03
Panamá – Alguns aspectos do país
Historia
O Panamá é um país da America Central Continental, limitado a norte pelo Mar das Caraíbas, a leste pela Colômbia, a sul pelo Oceano Pacifico e a oeste pela Costa Rica. Sua capital é a Cidade do Panamá.
O Panamá foi descoberto em 1501, pelo espanhol Rodrigo de Bastidas, tendo sido explorado mais detalhadamente em 1513, por Vasco Nuñes de Balboa. Obteve a independência da Espanha em 1821, como província da Grã-Colômbia. Apesar de insurreições contra a Colômbia no século XIX, a região tornou-se independente como Republica do Panamá somente em 1903, como protetorado dos EUA. Os norte-americanos ajudaram o Panamá na luta, em troca da concessão para construir o canal que atravessa o istmo e do arrendamento da área ao seu redor.
Política
O Panamá é uma república com três ramos de governo, os ramos executivo e legislativo são eleitos por voto direto para mandatos de cinco anos, e o judiciário é nomeado de forma independente. O sistema de governo adotado no País é a Republica Presidencialista Democrática Representativa.
O poder executivo é encabeçado pelo presidente, dois vices presidentes e um Conselho de Ministros. O presidente da republica é eleito por sufrágio universal direto a cada cinco anos. Um conselho de estado desempenha papel consultivo.
O poder legislativo e unicameral: exercido pela Assembléia Legislativa, cujos 78 membros são eleitos a cada cinco anos.
O poder judiciário é exercido, em seu escalão superior, pela Suprema Corte de Justiça, composta por nove membros propostos pelo presidente e aceitos pela assembléia nacional.
04
Economia
A principal fonte de recursos do Panamá esta associada às operações realizadas no Canal do Panamá, cujo controle total passou ao Panamá em 1999. O Produto Interno Bruto é de 5,25 bilhões de dólares, equivalentes a 2256 dólares per capita.
A fortemente e dolarizada economia do Panamá apóia-se num bem desenvolvido setor de serviços, que responde por ¾ do Produto Interno Bruto. Os serviços estão associados à operação do Canal do, e também ao setor bancário e a zona de livre comércio de Colón, além do aluguel da bandeira panamenha para registro de navios.
Alem do Canal o país tem como principais cultivos banana, cana-de-açúcar, arroz, milho, e o café. O principal produto mineral é o sal. Os produtos industriais abastecem somente o mercado local. Sua moeda é a Balboa.
O5
O Canal do Panamá
O Canal do Panamá é um canal com 82 quilômetros de extensão, que corta o istmo do Panamá, ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, no Panamá.
Desde 1534, o reino da Espanha já idealizava uma ligação mais rápida entre os dois oceanos Pacífico e Atlântico, mas somente três séculos depois a construção foi realmente iniciada.
Em 1879, os franceses, iniciaram os trabalhos no Panamá. Porém, as doenças tropicais e problemas financeiros levaram o projeto á falência 10 anos depois.
As obras pararam, mas o governo norte-americano, que tinha grande interesse na construção do canal, insistiu no projeto e finalmente obteve a autorização para sua construção em troca de sua posse.
Os maiores obstáculos encontrados durante a obra foram: presença de uma cadeia
...