CONTABILILIDADE COMERCIAL
Artigos Científicos: CONTABILILIDADE COMERCIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lana1501 • 27/9/2013 • 2.619 Palavras (11 Páginas) • 244 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 APLICAÇÃO FINANCEIRA 4
2.1 JUROS COMPOSTOS ..........................................................................................4
3 DEMONTRAÇÕES CONTABEIS OBRIGATORIA 6
3.1 COMPOSIÇÃO DAS DEMOSTRAÇÔES CONTABEIS 6
3.1.1 IDEMOSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO 6
3.1.1.1 DEMOSTRAÇÔES DE MUTAÇÃO DO PATRIMONIO LIQUIDO 6
4 AVALIAÇÃO DE ESTOQUES 08
4.1 INVENTARIO PERIODICO....................................................................................8
4.1.1 INVENTARIO PERMANENTE............................................................................8
4.2 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DOS ESTOQUES......................................................8
5 PRINCIPIO DE ENTIDADE E COMPETENCIA .....................................................10
6 LEGISLAÇÃO CONTABIL ....................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade Comercial é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registradas pela Contabilidade Comercial, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa.
Esses interessados, através destes relatórios, analisam os resultados obtidos e tomam as decisões em relação aos fatos futuros.
A Contabilidade Comercial é o ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante. O comerciante é toda pessoa física ou jurídica que aproxima vendedores e consumidores, levando-os a completar uma operação comercial. Os dados que são fornecidos pela empresa servirão de base para analise de futuras decisões.
Para ORRÚ (1190, p.58) "Contabilidade Comercial é a ciência que estuda e controla o patrimônio das empresas".
A Contabilidade Comercial é exercida pelas pessoas que exploram atividades que objetivam o lucro e pode ser dividida em: Contabilidade Mercantil, Contabilidade Industrial e Contabilidade de serviços, onde são analisados tópicos importantes como noções de comércio, sociedades comerciais entre outras.
As finalidades fundamentais da Contabilidade Comercial é procurar apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados, e através de relatórios produzirem as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades.
2 APLICAÇÃO FINANCEIRA
Toda empresa que realiza vendas e compra de mercadoria recorre às despesas e ou receitas financeiras, recorrendo a instituições financeiras para levantar empréstimos a fim de resolver problemas de caixa ou capital de giro, sendo assim as empresas recorrem aos empréstimos e financiamentos para cobertura do capital de giro e expansão das atividades, bem como para compra de bens do Ativo Imobilizado.
Geralmente os empréstimos para cobertura do capital de giro têm característica de curto de prazo e aos para compra de bens na maioria tem vencimento em longo prazo. Existem empréstimos com correção monetária prefixada. Neste tipo de empréstimo, a empresa sabe, no dia da transação, qual o montante dos encargos referentes à correção monetária incidente sobre a operação. E também existem os empréstimos com correção monetária pós-fixada. Neste tipo de empréstimo, e empresa somente sabe qual o montante dos encargos referentes à correção monetária incidente sobre a operação no dia do vencimento.
A empresa pode se deparar no decorrer das suas atividades com um volume alto de recursos financeiros, maior do que o necessário para o capital de giro, a empresa então pode fazer uma aplicação financeira, abrindo uma conta intitulada Aplicações Financeira e controlando assim os recursos que excederem a conta Caixa e ou Banco contas de Movimento.
Quando as empresas comerciais fazem operações financeiras como tomadora de empréstimos, ou como aplicadoras de recursos, as receitas resultantes destas operações devem ter destaque na demonstração do resultado do exercício, conforme a Lei 6.404/76.
Sendo o registro destas receitas e despesas obedecer ao principio da competência
Há outras situações que também envolvem as operações financeiras, como descontos obtidos, ou seja, quando o fornecedor de mercadoria concede um desconto , desconto concedido quando a empresa dá o desconto ao cliente, e, também as operações que envolvem duplicatas, ou seja, desconto de duplicatas, cobranças simples ou caução das mesmas.
2.1 Juros Compostos
E denominado regime de juros compostos aquele onde os juros relativos a cada período são calculados sobre o montante referente ao período anterior. Em resumo, os juros que são produzidos ao fim de cada período passaram a fazer parte do capital ou montante que serviu de base para calculo, de modo que o total conseguido será a base para cálculos em períodos sequentes.
Definimos como capitalização o momento em que os juros encontrados no período são incorporados ou somados ao valor principal. Exemplo: após quatro meses de capitalização, temos o seguinte:
1º mês- o valor principal é igual ao montante de mês anterior: M=P.(1+i)
2º mês- o valor principal é igual ao montante do mês anterior: M= P x (1+i) x (1+i)
3º mês- o valor principal é igual ao montante do mês anterior: M= P x (1+i) x (1+i) x (1+i).
E sendo assim sucessivamente, com o período sendo relativo ao que foi acordado. Simplificando, obtemos a formula: M = P(1+i)n.
Os juros e o montante, no fim do 1º mês, têm os valores iguais aos que seriam produzidos no sistema
...