Capacitação Profissionais Bilingues
Trabalho Escolar: Capacitação Profissionais Bilingues. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jucaramos • 1/4/2014 • 500 Palavras (2 Páginas) • 217 Visualizações
1.2. SITUAÇÃO PROBLEMA
Como já citado, no ano de 2014 e 2016 o Brasil irá sediar eventos de escala mundial que são muito importantes para a economia do país.
Esses eventos poderão proporcionar ao nosso país um aumento na economia, pois muitos turistas visitarão os pontos turísticos das cidades, um deles é o Museu do Futebol, situado na cidade de São Paulo. Juntamente com os pontos turísticos, o artesanato e a culinária são exemplos de maior fluxo de vendas.
Esse movimento na economia só será possível a partir da comunicação que os receptivos devem ter com os turistas. Mas, o nosso país não tem uma boa estrutura na área dos receptivos, pois faltam profissionais capacitados que falem diversos idiomas para exercer a profissão. O Brasil tem um dos piores índices de ensino da língua estrangeira. Então, com a falta de profissionais bilíngües capacitados para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 o aumento na economia de nosso país ficará em déficit e os turistas não serão bem recebidos, podendo divulgar de forma maligna da recepção que tiveram no país.
Podemos citar um quadro ”Vamos Fazer Bonito” apresentado no programa televisivo FANTÁSTICO, que apresenta esse problema, que muitos estrangeiros enfrentam no nosso país. Eles pedem informações e as pessoas não conseguem responder o que eles perguntam por não terem uma base em outro idioma. Sendo assim, essa problemática estará presente nas ruas e nos estabelecimentos de nosso país por algum tempo. Nesse mesmo quadro, o responsável por um dos hotéis da região, sente-se preocupado com a falta de capacitação dos seus funcionários, sabendo que existe um período curto de tempo para um aperfeiçoamento dos mesmos, sendo assim não tem garantia nenhuma que seu hotel irá ter condições de receber esses estrangeiros.
Vários hotéis de cidades próximas dos locais onde serão sediados os jogos, já começaram mudanças no layout do prédio, onde uma infraestrutura melhor será colocada em prática, visando o conforto para os funcionários, porém, não interessa apenas o conforto para o visitante, e sim a forma como suas necessidades serão atendidas. De nada adianta um hotel magnífico, se os seus receptivos não conseguem se comunicar com os turistas estrangeiros, por exemplo, quando algum turista deseja pegar um ônibus para chegar até o outro lado da cidade em determinado horário, e o receptor não souber dar as coordenadas para que o estrangeiro encontre seu destino com tranquilidade.
O problema também não está somente ligado a falta de profissionais qualificados e sim, nos profissionais que estejam dispostos a trabalhar em qualquer função dentro do estabelecimento, como é citado por executivos em restaurantes de Jundiaí, no qual profissionais que são fluentes em dois idiomas são fáceis de serem encontrados. O problema é que os mesmos têm preconceito com determinadas funções, como garçom, camareira e até mesmo recepcionista. Se for assim, de que adianta contratar esses profissionais? O profissional tem que saber lidar com a vaga oferecida de emprego não importando a área que seja, pois todos os ramos profissionais precisam desses idiomas para se comunicar com os estrangeiros.
...