Caso Cncreto Civil 1
Exames: Caso Cncreto Civil 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dayanemendes24 • 28/9/2014 • 427 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
CASO CONCRETO 04
• britânico George Garratt solicitou alteração do seu nome para “Captain Fantastic Faster than Superman Spiderman Batman Wolverine The Hulk And The Flash Combined”. Caso fosse brasileiro, poderia realizar a alteração de seu nome original para este? Justifique sua resposta em no máximo 5 linhas.
Não, pois a lei brasileira exige um motivo ponderável para a alteração do prenome ou nome completo de um indivíduo, não basta somente a vontade da pessoa. No art. 58 das leis de registro públicos, em sua redação original, impunha que o prenome seria imputável, porem permitia a retificação de erro evidente, logo, as exceções legais para a alteração do nome (algumas) são: a substituição do prenome pro apelido público notório, retificação de nome que possa expor a pessoa ao ridículo, medida protetiva, significado de nomes estrangeiros, etc.
• Questão objetiva 1
(MP-SE 2013) É correto afirmar:
a. Salvo os casos previstos em lei, os direitos da personalidade são livremente transmissíveis e renunciáveis.
b. É irrevogável o ato de disposição gratuita do próprio corpo, para depois da morte do doador.
c. Salvo por exigência médica, é defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes.
d. O pseudônimo adotado, ainda que para atividades lícitas, não goza da mesma proteção que se dá ao nome da pessoa natural.
e. A exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa são direitos personalíssimos do ofendido, não se transmitindo a qualquer herdeiro a possibilidade de sua proteção jurídica.
Resposta: item C
Questão objetiva 2
(AL-PB 2013) A respeito dos direitos da personalidade, é INCORRETO afirmar que (1,0):
a. o cônjuge ou qualquer parente em linha reta ou colateral até o quarto grau poderá exigir que cesse a lesão a direito de personalidade do morto, bem como reclamar perdas e danos.
b. é defeso, salvo por exigência médica, o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física ou contrariar os bens costumes.
c. independe de prova do prejuízo a indenização, pela publicação não autorizada de imagem de pessoa, com fins econômicos ou comerciais.
d. a proteção do pseudônimo de autor de obra artística, literária ou científica só goza de proteção legal quando constar do registro civil da pessoa que o utilizar.
e. sem autorização, não se pode usar o nome alheio em propaganda comercial.
Resposta : item C
...