TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comercio Eletronico

Relatório de pesquisa: Comercio Eletronico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

A internet hoje está em todo lugar. Pode-se dizer que é um dos meios tecnológicos mais disseminados no mundo, mesmo com a diferença social e econômica entre os países. O acesso a esta ferramenta é global e hoje quase tudo é feito por meio dela, como conversas, estudos, trabalho, relacionamento e pagamentos de contas. No entanto, essa é uma realidade recente na vida das pessoas.

O inicio da internet remonta os anos após a Segunda Guerra Mundial, já que esta guerra foi a propulsora da criação do computador e tinha objetivos de rastreio de informações de seus inimigos. Sendo assim, os primeiros usos de redes de compartilhamento eram para uso militar e posteriormente utilizados pelas universidades como forma de promover a troca de experiência entre seus pesquisadores.

A Internet nasceu no final da década de 1960, nos Estados Unidos e interligava os laboratórios de pesquisas em rede do Departamento de Defesa do país. Até aquele momento a rede se chamava ARPAnet (Advanced Research Projects Agency) e foidesenvolvido para este departamento em meio a tensões da guerra fria.

O termo que conhecemos hoje, Internet, surgiu um pouco mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a conectar universidades e laboratórios, primeiro nos EUA e logo em outros países como a Inglaterra e a França, que também ousaram e contribuíram para o desenvolvimento da rede.

Foi somente em 1987 que a internet passou das paredes do ambiente acadêmico e cientifico. Neste ano, a rede passou a ser comercializada nos Estados Unidos para uso residencial e corporativo. Em 1992 a rede se disseminou e ganhou força entre a população e assim começaram a surgir várias empresas de acesso a Internet.

A propulsão para popularização da Internet surgiu em 1993 com o desenvolvimento da Web. Nascida em 1991 na Suiça, o termo Web foi criado pelo laboratório CERN como uma linguagem para interligar computadores do laboratório e outras instituições de pesquisas e desta maneira expor mais facilmente documentos científicos. Daí, dois anos mais tarde, a Web se disseminou e se tornou comum entre estudantes de universidades.

Para o Brasil, o ano marco foi em 1987. Nesta data a Universidade de São Paulo realiza uma reunião com todos os pesquisadores do país para discutir o estabelecimento de uma rede nacional para fins acadêmicos e de pesquisas, com compartilhamento de acessos a redes internacionais.

Já no ano seguinte, o Laboratório Nacional de Computação Cientifica, no Rio de Janeiro, consegue acesso ao BITNET, conectado com a Universidade de Maryland, nos EUA.Em São Paulo, a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa SãoPaulo) se liga a BITNET, a HEPNET e com a Fermi National Accelerator Laboratory (FERMILAB), em Chicago, Illinois, EUA.

Em 1990, foi lançada a rede nacional de pesquisas (RNP). Este foi um projeto do Ministério da Educação para gerenciar a rede da academia brasileira que estava dispersa em iniciativas isoladas. Assim, dois anos depois, a RNP foi o principal elo de conectividade entre as universidades e centos de pesquisas no Brasil.

Já em 1994, começaram a funcionar os servidores Web do Brasil e a ser testado o acesso discado para fins comerciais. No ano seguinte, foi liberado o uso comercial da Internet no país. A rede de compartilhamento de dados começa a se expandir e o Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia criaram um comitê gestor Internet para acompanhar a expansão da rede. Em 2006, já somavam 13,6 milhões de usuários residenciais.

A Internet hoje é uma realidade na vida de todos e sem ela já não se vive mais. São muitos os serviços colocados a disposição na Internet, os usuários aumentam a cada dia e o acesso é muito simples e fácil. Ela está presente no trabalho, na escola e na vida das pessoas.

Etapa 1.

Com o advento e expansão da Internet e seus vários serviços, comprar online hoje é uma realidade. O comércio eletrônico é uma realidade que veio para programar o comércio tradicional. Hoje, com mercados tão competitivos, para uma empresa é questão de diferencial os seus produtos a disposição com mais facilidade nas redes.

As empresas não só utilizam o comércio eletrônico como diferencial, mas também como uma porta para aumentar seu faturamento, reforçar a marca, melhorar seu relacionamento com o cliente e transmitir-lhe confiança.

O uso do comércio eletrônico já é tão usual que seu crescimento é constante. No ano de 2013 é esperado que o comércio eletrônico avançasse 24% dos R$ 22,5 bilhões faturados em 2012 no Brasil. Entre compra de Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, Natais e compras usuais, no ano de 2012 foram 66,7 milhões de pedidos que movimentaram o comércio eletrônico brasileiro. Já são mais de 42,2 bilhões de pessoas comprando online.

A participação do comércio eletrônico no faturamento das empresas antes era marginal. Hoje, para algumas, já se tornou potencial. No Brasil, que possui uma comunidade online gigante, traz consigo um mercado atraente e uma força inovadora. Assim, o comércio eletrônico é uma ferramenta alternativa a pequenos e médios varejistas.

Tendo isto em mente, este trabalho visa apresentar um estudo para uma empresa varejista do ramo de cosméticos e perfumarias sobre inserção ao comércio eletrônico. Este estudo deve conter informações que mostre as demandas e oportunidades que o comércio online proporciona as empresas no sentido de aumentar a clientela e alavancar os negócios da empresa.

VANTAGENS DO COMÉRCIO ELETRONICO.

Para mostrar a empresa do ramo de cosméticos e perfumarias as vantagens do comércio eletrônico, foram elencadas abaixo na tabela as principais delas.

Comodidade de receber produtos em sua residência sem precisar ir a loja física.

Pode combinar sua vida familiar com a vida profissional vendendo no comércio eletrônico, já que não é necessário estar em um espaço físico para o trabalho.

O comércio eletrônico pode atingir territórios mais distantes do que o seu mercado físico abrange.

Uma nova forma de aumentar a receita da empresa varejista ao ampliar seu mercado exposto na internet.

A grande vantagem do comércio eletrônico é a falta de inadimplência. Todos os pagamentos são antecipados. Pagamento com cartões de credito, transferências e depósitos em conta ou boleto bancário são as formas de pagamento usuais nas vendas online.

Diminuição de custos de não ter que manter em espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com