Contabilidade No Contexto Internacional - IFRS
Trabalho Universitário: Contabilidade No Contexto Internacional - IFRS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Julio1709 • 7/10/2014 • 4.657 Palavras (19 Páginas) • 562 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE
CONTABILIDADE NO CONTEXTO INTERNACIONAL: Alemanha
André Augusto
Carla Fernanda
Cintia Letícia
Júlio Martinho
Marina Ramos
Rayane Ferreira
Suelen Oliveira
Walace Tiago
Welton Rodrigues²
RESUMO:
Este artigo tem como objetivo demonstrar alguns aspectos relativos a contabilidade na Alemanha, entre eles destacam-se o aspecto cultural, econômico, governamental e principalmente o aspecto contábil e como a Alemanha adotou o processo de harmonização das normas internacionais de Contabilidade, conhecidas hoje como IFRS – International Financial Reporting Standards (Padrão Internacional de Relatórios Financeiros).
PALAVRAS- CHAVES:
IFRS, Contabilidade, Harmonização, Economia, Política e Cultura Alemã.
1 INTRODUÇÃO
Esse artigo é parte integrante da ASPI – Atividade de Simulação Profissional Integrada. A ASPI é uma atividade interdisciplinar que visa à interação dos alunos através da formação de uma equipe e a integração das disciplinas em um estudo, para o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa relacionado a um tema específico. A pesquisa Interdisciplinar é o modo de investigação, por parte de grupos ou indivíduos, integrando informações, dados, técnicas, instrumentos, perspectivas, conceitos e teorias, de mais de uma disciplina ou especialidade, com o intuito de se obter a compreensão e solução para problemas que ultrapassam os limites de uma única disciplina (The National Academies. Facilitating Interdisciplinary Research. The National Academies Press, Washington, 2005. P.2). O objetivo da ASPI é proporcionar aos alunos uma visão holística do mercado de trabalho e habitua-los ao complexo e diversificado meio profissional (FACISABH, 2012).
O tema proposto para a ASPI para o segundo semestre de 2013 foi sobre a contabilidade no contexto internacional, com foco na Alemanha, país com a quarta maior economia mundial, bem como a adoção ou não ao IFRS (International Financial Reporting Standard – Padrões Internacionais de Relatórios Financeiros). No entanto, para melhor compreender o contexto contábil alemão, buscou-se investigar outros aspectos do país, tais como: política, economia, história, e cultura.
De forma sucinta, o que se pesquisou neste artigo, foi o desenvolvimento da contabilidade em um país, que em menos de cinquenta anos, ergueu-se de uma derrota na Segunda Guerra Mundial, que chegou a destruir grande parte do país, para em seguida se tornar uma das maiores economias mundiais, atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão. Deu-se ênfase também, na importância do IFRS para a contabilidade internacional e os ganhos de sua adoção pela Alemanha.
2 DESENVOLVIMENTO
As seções a seguir apresentam a metodologia que embasa este estudo, bem como os principais aspectos relativos a politica, economia e cultura da Alemanha. Além disso, será descrito os fatores mais relevantes da contabilidade alemã e o IFRS.
2.1 Metodologia
Essa pesquisa é uma pesquisa bibliográfica realizada em livros, artigos, reportagens, dissertações e em pesquisas realizadas através da Internet. De acordo com Amaral (2007) em uma pesquisa bibliográfica é realizado um levantamento de informações relativas a pesquisa. Nesta perspectiva “o acesso à bibliografia pode ser feita de dois modos básicos: manualmente ou eletronicamente”. (AMARAL, 2007, p. 2). Ainda segundo o autor, a maneira mais prática e simples é a de buscar, em sites confiáveis, informações de fontes pela Internet.
2.2 IFRS
O processo de padronização das normas contábeis foi denominado International Financial Reporting Standard ou IFRS . Trata-se de um conjunto de pronunciamentos de contabilidade internacionais produzidos, publicados e revisados por organismos internacionais. O objetivo do IFRS é implantar modelos harmônicos de contabilidade em diversos países e blocos comerciais para facilitar o comércio e entendimento financeiro internacional. Uma questão importante abordada pelo IFRS é justamente a questão do controle patrimonial, em especial, o balanço patrimonial. A harmonização do controle e balanço patrimonial das empresas foi desenvolvida principalmente para facilitar aquisições e fusões das empresas. Com a globalização e o avanço da tecnologia, a economia exige mais dinamismo dos profissionais de contabilidade e gestão patrimonial, o IFRS vem justamente para facilitar esta questão. Com relatórios e termos harmonizados nas diversas línguas, um profissional de controle patrimonial pode facilmente entender os dados repassados por um profissional equivalente de outro país, basta traduzir a língua dos documentos (CPCON, 2010).
Segundo SGS (2013) o principal objetivo das demonstrações financeiras em IFRS é transmitir informações, resultados e mudanças sobre a posição financeira de uma entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários (investidores, funcionários, fornecedores, clientes, instituições financeiras ou governamentais e publico) em suas tomadas de decisão.
As características qualitativas das demonstrações financeiras em IFRS são: clareza, relevância, confiabilidade, comparabilidade, equilíbrio entre custo e beneficio na preparação das demonstrações financeiras (SGS, 2013).
Os elementos das demonstrações financeiras em IFRS são: o balanço patrimonial, A demonstração de resultado, a demonstração de fluxo de caixa, as informações por segmento de negocio, as notas e as divulgações (SGS, 2013)
Segundo SGS (2013) os princípios de avaliação dos elementos das demonstrações financeiras em IFRS são: valor justo, custo histórico, custo amortizado, valor realizável e valor presente.
2.3 Resgate histórico sobre a origem das normas de contabilidade e sua importância em uma sociedade globalizada
A contabilidade é fortemente influenciada pelo ambiente onde ela atua. Por ser uma ciência social aplicada, valores culturais, tradição
...