Controle de Qualidade e Autoação
Por: deusiene • 29/5/2016 • Projeto de pesquisa • 849 Palavras (4 Páginas) • 166 Visualizações
Controle de Qualidade e Autoação
Etapa 3: sistemas
Questões passo 1:
1) Quando surgiu o sistemas de computação para analises clinicas
Por volta de 1960 surgiu o conceito de laboratory information system (LIS), traduzido como sistema de informática laboratorial e descrito como sendo um sistema composto por um ou mais softwares, ligados direta ou indiretamente, que visam gerenciar informações dentro de um laboratório de análises clínicas.
2) De que maneira a tecnologia da informação nos laboratórios, auxilia o profissional do laboratório ?
Auxiliam na automatização de processos, evitando erros e melhorando o atendimento da sua instituição. Com a informatização do laboratório, os procedimentos são feitos de forma padronizada, garantindo mais assertividade e eficiência. O torna mais rápido, principalmente na elaboração dos laudos.
3) Descreva a diferencia entre controle de qualidade interno e externo nos sistemas dos laboratórios clínicos ?
A diferencia entre o controle de qualidade interno e externo. É que o interno é feita uma análise de sistema diariamente. E o externo é feito um controle mensal por empresas terceirizada fazendo toda a manutenção do sistema dos laboratórios.
4) Todo laboratório ou empresa que for implantar um “Sistema de Qualidade ’’ o que elas tem que providencia?
Infraestrutura física adequada, profissionais qualificados, matérias necessárias e manutenção dos equipamentos e atualização da documentação e dos sistemas.
Passo 2 ;
1) O que é um sistema de interfaceamento em laboratório?
O Interfaceamento é uma solução desenvolvida para acabar com os demorados processos manuais no laboratório. Além da identificação de pacientes por código de barras, o sistema possibilita a gravação automática dos resultados de exames diretamente no LIS, evitando possíveis erros na digitação dos documentos.
2) Quais são as vantagem que o sistema de intefaceamnto laboratorial oferece? Ganho de produtividade, agilidade nos exames, maior segurança, aumento da qualidade técnica, evita trocas de exames e, principalmente aumento da qualidade no atendimento dos pacientes.
3)
4)
Passo ;3 limpeza e esterilização de materiais biológicos
1) Defina limpeza e esterilização ?
Limpeza; é o procedimento utilizado para remove materiais estranhos como pó, e terra grandes números de materiais inorgânicos e orgânicos.
Esterilização: È operações onde o seu objetivo é remover todas as formas de vidas ,incluindo esporos bacterianos,com capacidade de desenvolvimento durante os estágios de conservação de utilização do produto.
2) Quais são os tipos de esterilização existentes?
Esterilização por meios físico que são utilizados, calor seco, calor úmido, esterilização por filtração e radiação . E esterilização por meios químicos utilizados produtos com o Formaldeído, Glutaraldeído 2%, álcool 7% ,composto de cloro ativo .
3) O que é limpeza corrente e limpeza terminal?
Limpeza corrente é aquela que é realizada diariamente logo após a exposição a sujeira, e a
limpeza terminal é aquela ,realiada semanal ,quinzenal ou mensalmente conforme a utilização e a possibilidade de contaminação da superfície.
4) como deve ser descartados os produtos biológico na hora da limpeza do laboratório ?
por questão de segurança o profissional responsável pela limpeza do laboratório devera está utilizando os EPI para manuseio dos produtos que serão descartados .ao realiza o descarte dos produtos biológico devera ser respeitado os fatores de rico para ambiente e o homem.
...