TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Trabalho Universitário: Cultura Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA

PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS

DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROF: CRISTIANO BENTO

ALUNA: CLÉCIA MACIEL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

HORIZONTE – CE

2013

INTRODUÇÃO

Para Dubrin, comportamento organizacional: é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. Comportamento organizacional são as ações do individuo na empresa, sua personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação.

As pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo ou trabalhando dentro de organizações, isto gera impacto sobre as vidas e sobre a qualidade de vida dos indivíduos.

Comportamento organizacional é o estudo e a aplicação do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações. Segundo ROBBINS:

“Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização”. (1999: 6).

Assim, explica que a relação entre o indivíduo e sua organização, deve ser desenvolvida para o alcance de um melhor relacionamento organizacional. Segundo Chiavenato, o comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Há influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.

A cultura, classe social, família, amigos, instituições, experiências e leituras, valores, crenças, atitudes, emoções, competências e motivação são fatores que influenciam o comportamento humano. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. O comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

O comportamento organizacional inclui tópicos básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

INTUIÇÃO X MÉTODO

Todos nós somos estudantes de comportamento. Você observa o que as outras pessoas fazem, tenta compreender o porquê de seu comportamento e prever o que fariam sob determinadas circunstâncias e... freqüentemente erra! Para aprimorar sua capacidade de previsão, é preciso uma abordagem sistemática. O conceito central dessa abordagem é que o comportamento não é aleatório. Ele parte de algum ponto e dirige-se a outro, que representa alguma coisa que o indivíduo acredita ser, correta ou incorretamente, de seu interesse.

O comportamento é previsível quando sabemos como a pessoa percebe uma situação e qual a sua importância para ela. O comportamento das pessoas não parece racional, porém sua intenção o é, ou assim parece para elas. As pessoas não reagem da mesma maneira a uma dada situação, contudo, existem algumas consistências fundamentais que podem ser identificadas e modificadas para refletir as diferenças individuais.

Essas consistências fundamentais são muito importantes porque permitem a previsibilidade. Quando dirige seu carro, por exemplo, você faz algumas previsões sobre como os outros motoristas vão se comportar e que normalmente se confirmam; são as leis de trânsito que tornam essas previsões possíveis.

Existem leis (escritas ou não) em praticamente todos os ambientes. Por isso, é possível prever o comportamento (dentro de uma certa faixa”, por assim dizer) na maioria das situações. Por exemplo, ao entrar no elevador, a maioria das pessoas se vira de frente para a porta. Onde está escrito que isso deveria ser feito? Não está; da mesma forma que somos capazes de prever o comportamento dos motoristas (para os quais existem regras escritas), também podemos prever o comportamento das pessoas no elevador (onde existem poucas regras estabelecidas).

Esses exemplos servem para ressaltar o principal conteúdo deste texto: o comportamento é geralmente previsível, e o seu estudo sistemático é uma forma de realizar previsões.

MODELO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Um modelo é uma abstração da realidade, uma representação simplificada de um fenômeno real. No nosso modelo de Comportamento Organizacional, há três níveis de análise: do nível individual para o sistema organizacional. Cada nível é construído sobre o nível anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com