DESENVOLVIMENTO LOCAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
Por: michel.ferreira • 28/11/2018 • Trabalho acadêmico • 647 Palavras (3 Páginas) • 215 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA[pic 1]
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA RURAL
ERU383 – DESENVOLVIMENTO LOCAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
Michel Assef J. Ferreira
Sérgio Luca
Stella Avilar
ROTEIRO SOBRE PESQUISA NA CASA DA MULHER EM VIÇOSA MINAS GERAIS
Viçosa
2018
Introdução
De acordo com o Data Senado, a violência afeta mulheres de todas as classes sociais, etnias e regiões brasileiras, a violência contra as mulheres não é mais entendida somente como um problema de ordem privada ou individual, mas como algo que atinge um nível que abrange a responsabilidade da sociedade como um todo. A Lei Maria da Penha, criada em 2006, estabeleceu a obrigação da inclusão das estatísticas de violência doméstica e familiar contra a mulher nas bases de dados dos órgãos oficiais do Sistema de Justiça e Segurança. Ainda não houve êxito na reunião possível de dados sobre a violência contra as mulheres. Dessa forma os dados possíveis a serem trabalhados se mostram incompletos, pois são proporcionados por diversos setores distintos. (DataSenado, 2015).
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2009, 1,1 milhão de mulheres haviam sido agredidas, sendo 466 mil na própria residência e 398 mil em via pública.
Pesquisas levantadas pelo Conselho Nacional de Justiça afirmam que uma a cada cem mulheres vai à Justiça contra a violência doméstica no Brasil e um levantamento feito pelo mesmo órgão indica oito novos casos de feminicídio por dia em 2017.
Um das tentativas de melhorar essa situação na cidade de Viçosa foi a criação em 2009 pelo Conselho Municipal de Direito da Mulher de Viçosa do Programa Casa das Mulheres. O projeto acredita que são necessárias ações inter-setoriais para que ocorra o enfrentamento e a superação do problema da violência contra a mulher.
O projeto proporciona o atendimento ás mulheres em situação de violência que abrange uma escuta qualificada realizada por um profissional para que ocorra a análise e levantamento acerca do problema enfrentado pela vítima, proporciona informações para que a mulher possa ter mais possibilidades de acabar com essa situação e também oferece orientações jurídicas e se necessário o inicio de procedimentos judiciais necessários.
São também formados pessoas especializadas para enfrentar esse tipo de violência e o projeto possui o Observatório da Violência contra a Mulher que realiza buscas de informações sobre mulheres sofrendo atos violentos para que a situação da cidade de Viçosa tenha um olhar mais crítico e realista.
De acordo com o site oficial da Casa das Mulheres de Viçosa, Minas Gerais, através do Observatório da Violência Contra a Mulher, o número de casos de notificações compulsórias de violência doméstica contra a mulher elevou-se de 3 para 2616 casos no período de 2009 a 2015.
Objetivo
É de interesse de nosso grupo em fazer uma pesquisa diretamente na Casa da Mulher para que possamos descobrir dados sobre casos de violência contra mulheres na cidade de Viçosa-Minas Gerais, conhecer como o projeto funciona na prática, como é abordado o tema pelas pessoas envolvidas nesse projeto entre outras dúvidas criadas pelo grupo para que possamos ter uma visão maior sobre o tema e com isso tentar chegar a conclusões mais concretas e realistas sobre a situação da violência doméstica e contra a mulher em nossa Cidade.
...